Pipoca Engorda? Saiba aqui!


A pergunta que não quer calar: pipoca engorda ou emagrece? Confira já!

A pipoca é o lanche preferido de muitas pessoas, uma verdadeira sensação mundial! Ela é vista como um vilão contra a maior parte das dietas, mas o que a maior parte das pessoas não sabe é que ela é muito benéfica para a nossa saúde.

Quando feita de maneira saudável e não consumida em excesso, a pipoca pode ficar bem menos calórica e não interferir em nada na dieta, além de permitir que você tenha ótimos momentos com quem você gosta.

pipoca engordaComo a pipoca pode ajudar no emagrecimento?

O milho da pipoca é extremamente rico em fibras, que são responsáveis pela sensação de saciedade. Assim, quando comemos pipoca, temos tendência a comer menos e com um intervalo de tempo maior.

Mas não se engane, A quantidade de carboidratos presente na pipoca também é muito alta. Por isso, desfrute desse alimento com moderação e equilíbrio. Lembre-se de não utilizar muito óleo, existem receitas que ensinam a nem utilizá-lo. Evite exagerar também no sal e temperos que são adicionados à pipoca, pois podem ter seu efeito revertido e proporcionar o ganho de peso.

pipoca engordaConheça os benefícios da pipoca

A pipoca é rica em polifenóis, ótimos antioxidantes que combatem as doenças cardiovasculares, obesidade e até mesmo o câncer. O alimento ainda é uma ótima fonte de fibras e pode conter até mais ferro do que o ovo. Além disso, ela é rica em proteína, fósforo e amido, que é uma grande fonte de energia.

Portanto, ela pode nos proteger de problemas no coração, diminuir as taxas de glicose e de colesterol ruim no organismo e, ainda, ajudar na regulação do intestino.

pipoca engordaPrefira a pipoca natural

Com a evolução da tecnologia e a busca por alimentos práticos, surgiu uma versão da pipoca muito conhecida e nem um pouco saudável: a pipoca de microondas. Elas possuem alto teor de sódio e gorduras, além de aditivos que são utilizados para aumentar sua vida de prateleira e que não são bons para o nosso organismo.

A pipoca comprada em cinemas também deve ser evitada, por motivos quase iguais. Mesmo que sejam feitas com milhos naturais, as pipocas feitas no cinema são acrescidas de muita manteiga e uma quantidade muito grande de sal. Isso faz com que quase todos os benefícios do alimento se percam.

Outra alternativa que encontramos e que não são recomendadas, são as pipocas doces. Elas são encontradas facilmente em mercados, dentro de saquinhos coloridos. Muito parecida com os salgadinhos industrializados que as crianças tanto amam. Nelas, podemos encontrar os mais diversos produtos danosos ao nosso organismo, como corantes, conservantes e aromatizantes.

Por isso, prefira sempre a pipoca tradicional. O milho feito em casa, no fogão ou na pipoqueira, com ingredientes que você conhece. É uma alternativa mais saudável e também mais barata. Prefira utilizar uma manteiga que não possua gordura ou até mesmo um óleo de coco sem sabor para fritar seu milho.

pipoca engordaAprenda a fazer uma pipoca saudável

Pipoca sem óleo

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de milho para pipoca

– Sal marinho

Modo de preparo:

Primeiro, aqueça uma panela ainda vazia. Não utilize óleo. Deixe a panela em fogo alto por cerca de 3 minutos para que esquente bem. Adicione o milho para a pipoca e deixe o fogo em temperatura baixa para média. Vá mexendo a panela para que os milhos não queimem, pois pode levar um tempinho até que eles comecem a estourar. Depois de estourada a pipoca, coloque um pouco de sal e pronto!

O sal marinho pode ser trocado por sal rosa e também podem ser adicionadas algumas ervas e temperos, fica uma delícia!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *