Saúde do Coração: dicas para melhorar a sua!


Cuidar da saúde do coração é super importante, veja algumas maneiras simples, mas importantes de cuidar da sua!

O coração é um órgão muito importante para o bom funcionamento de vários outros e, por esse motivo, deve ser cuidado com atenção. As doenças cardiovasculares lideram o ranking mundial das que mais matam e a história não é diferente quando falamos dos brasileiros. Infelizmente, nem todo mundo tem dinheiro para pagar planos de saúde e uma forma de evitar precisar de um é cuidando da saúde de forma preventiva. Hoje vamos aprender várias dicas para que você possa cuidar do seu coração e garantir que ele funcione bem por toda a sua vida, sem nenhuma complicação.

Saúde do CoraçãoO que são as doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são todas as doenças relacionadas ao funcionamento do coração ou dos nossos vasos sanguíneos. Entre elas, podemos citar:

– Doença arterial coronária;

– Aneurisma;

– Cardiopatia reumática;

– Arritmia cardíaca; etc.

Elas são as principais causas de morte em todo o planeta, incluindo o Brasil, matando milhões de pessoas a cada ano. Entre os fatores que aumentam as chances do desenvolvimento das doenças cardiovasculares temos o tabaco, o alcoolismo, a obesidade e também alguns fatores genéticos e ambientais.

Com simples ações seria possível mudar esse quadro drasticamente, que tal você começar? Manter suas taxas de pressão arterial e do colesterol equilibradas, por exemplo, é uma excelente forma de evitar as doenças do coração. Mas ainda existem outras, vamos conhecê-las? Confira:

Fique longe de situações estressantes

Quando nos mantemos estressados em boa parte do dia ou com muita frequência, acabamos aumentando nossas taxas de colesterol. Isso vai fazer com que, a longo prazo, você possa desenvolver um quadro de hipertensão ou, ainda, bloquear algumas veias do coração.

Outro caso parecido, é quando sofremos de ansiedade. A doença pode aumentar as taxas de glicose sanguínea, que pode desencadear diabetes e ainda descontrolar as taxas de triglicerídeos e colesterol. Além disso, a ansiedade produz radicais livres, que vão se relacionar com o colesterol excessivo, produzindo pequenos bloqueios nas paredes venosas.


Saúde do CoraçãoTente diminuir o consumo de carnes

Principalmente as carnes vermelhas, que possuem altas taxas de colesterol, principalmente se vierem acompanhadas de muita gordura. As carnes brancas, mesmo que em menor quantidade, também possuem colesterol e devem ser monitoradas. Controle o seu consumo de carnes para manter a saúde do seu coração em dia.

Controle o consumo do sal e do açúcar

O alto consumo de sódio está diretamente relacionado com os casos de hipertensão. A quantidade de sal diária recomendada é de 6 gramas, enquanto no Brasil, consumimos o dobro disso. O perigo se encontra tanto no excesso de sal das refeições quanto naquele mais escondido, presente em alimentos industrializados, portanto, evite-os ao máximo.

Já o açúcar, é responsável por aumentar as taxas de colesterol e triglicerídeos, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Ele também está presente em altas quantidades e de maneira escondida em alimentos industrializados, por esse motivo, sempre fique atento aos rótulos dos alimentos pois, você pode encontrar açúcar onde nem imagina.

saúde do coraçãoEscute suas músicas favoritas

O prazer que sentimos ao ouvir uma música agradável faz com que nossos vasos sanguíneos se dilatem, facilitando a passagem do sangue e diminuindo os riscos de um coágulo se formar. Assim, derrames e infartos podem ser impedidos com um simples hábito.

Na mesma linha de benefícios, podemos citar os momentos felizes em que você dá risadas ou ainda quando está praticando exercícios físicos. São coisas simples, que vão te proporcionar momentos de bem-estar e ainda podem deixar o seu coração saudável. Pratique atividades físicas elas fazem muito bem para o coração.

Importante

Sempre vá regularmente ao seu médico, principalmente ao Cardiologista se está preocupado com sua saúde cardiovascular

Sugestões ou dúvidas, podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *