Tendinite: causas, por que ocorre e como CUIDAR


Tendinite pode ser um problema grave para seu corpo, entenda como ocorre e como cuidar dela.

No mundo moderno, as pessoas tem cada vez mais trabalhado em computadores, sentados 8 horas por dia ou até mais. Isso acaba acarretando vários problemas para nosso corpo, como é o caso da Tendinte, sobre a qual abordaremos nesse artigo. Acompanhe conosco  veja como evitar que ocorra com você.

Tendinite – do que se trata?

tendinite

Indo direto ao assunto, a Tendinite é o nome dado à inflamação que afeta os tendões, estruturas espessas e fibrosas que funcionam como cordas ligando músculos e ossos. Eles são responsáveis ainda pela movimentação das articulações do corpo humano. O problema pode surgir em qualquer região do corpo, mas as partes mais frequentemente atingidas são pés, mãos, ombros, punhos, joelhos, calcanhar,  cotovelos e tornozelos.

Você pode também ter ouvido falar em tendinose, que pode ser uma das resultantes de uma tendinite não tratada, representando uma degeneração do tendão mais séria e que requer um tratamento diferente.

Tendinite Causas e tratamento

tendinite dor musculo

Geralmente a tendinite é causada devido ao uso excessivo dos tendões e ocorre principalmente em trabalhadores (utilização de computadores, atividades com movimentos repetidos, etc) e em atletas não profissionais. Alguns medicamentos podem causar tendinite.As maiores queixas são de dores crônicas, mas existem as dores agudas.São causas mais comuns:

  • Esforços excessivos, como sejam levantamento de coisas pesadas, ou de esforços feitos de forma contínua que vão enfraquecendo o tendão e que farão com que este sofra uma maior pressão e por conseguinte acabe por ceder e inflame;
  • Posição inadequada, quando utilizamos equipamentos que nos forcem a estarmos sempre na mesma posição, como sejam os “mouses” de computadores e outros de utilização similar, uma vez que provocam o cansaço dos tendões;
  • Pode acontecer em qualquer idade, sendo mais frequente quando a pessoa já tem uma idade avançada, uma vez que o sangue circula com mais dificuldade e não irriga de forma eficiente o tendão, podendo causar a sua inflamação e inchaço;
  • Excesso de exercícios físicos, aliado ao uso de equipamento impróprio,  podem provocar graves lesões do tendão;

Em geral, a tendinite pode ocorrer de repente, pode durar dias, semanas ou mais, e depois desaparecer. Pode, no entanto, ocorrer de novo no mesmo lugar. Quando tratada adequadamente, normalmente, não resulta em danos permanentes.

Qual o tratamento mais comum?

tendinite efeitos

Embora somente seu médico possa indicar o tratamento mais adequado, existem algumas atitudes que podem ser tomadas, tais como:

Use gelo – Deve aplicar gelo, durante 15 minutos, 2 vezes por dia, sobre a área do tendão inflamado.

Fisioterapia – A fisioterapia é muito importante para ajudar os problemas que essa dor causa! Este tratamento irá ajudar a combater a inflamação e a dor causada pela inflamação.Se utilizar gelo, melhor ainda.

Repouso das atividades – Tente dar-se tempo suficiente para curar para que você perceba se dor e inchaço têm diminuído. Converse com seu médico sobre o que esse período de tempo pode significar para você pessoalmente. Em seguida, reinicie gradualmente o exercício quando sua dor permite, lembrando-se de manter o ritmo desacelerado, se alongar e fazer pausas regularmente.

Anti inflamatorio caseiro – Um anti-inflamatório natural para a tendinite é o chá de gengibre e limão, que ajuda a reduzir o inchaço dos tendões. Para fazê-lo, basta 1 litro de água fervente, um limão e uma fatia de cinco centímetros de gengibre descascado. Após coar e adoçar com mel, beba o chá ao longo do dia.

Quem tem mais chance de ter tendinite?

A Tendinite pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos que praticam esportes. Idosos também são suscetíveis a tendinite porque seus tendões tendem a perder a elasticidade e tornar-se mais fracos à medida que envelhecemos.

Importante

Sempre consulte seu médico ortopedista ao menor sinal de problemas, não deixe para depois por que uma simples teninite pode evoluir para algo mais sério.

pra quem gosta de cuidar da pele, sugiro ler sobre o peeling de diamante.

Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *