Chá para Cólica: Conheça receitas e como fazer!


Chá para cólica pode te ajudar a viver mais tranquila, conheça o melhor!!

Quem não conhece uma receita da vovó de chá para cólica? Eficazes ou não é preciso entender o por que esse processo ocorre e como deve-se lidar com ele. O surgimento da cólica tem sua explicação.

A dor forte na região pélvica é um dos sinais do início de um novo ciclo menstrual, que acontece sempre a partir da eliminação do endométrio (camada interna do útero produzida para alimentar um embrião). A cólica é resultado da ação de uma substância chamada prostaglandina, cujo o principal efeito é a contração do útero, ação extremamente necessária para que o endométrio não permaneça no órgão por mais um ciclo. Além disso, os hormônios femininos progesterona e estrogênio permanecem baixos durante a menstruação, causando ainda mais desconforto para a mulher.

chá para cólica

Chá para cólica – qual o melhor?

Para a maioria das mulheres o efeito dos analgésicos é curto e as cólicas e reaparecem uma ou duas horas após o uso desse tipo de medicamento, por este motivo, produtos naturais, como os chás, são uma ótima opção para acabar com as cólicas menstruais. Além do efeito prolongado contra a dor, as ervas podem ajudar em outros sintomas desagradáveis do ciclo menstrual, como a irritabilidade e a prisão de ventre além de agir como anti inflamatório.

Chá de orégano

O chá de orégano é um ótimo aliado contra as cólicas menstruais, também pode ser utilizado para auxiliar o organismo a eliminar toxinas.

Ingredientes

– 300ml de água
– 1 colher (rasa) de orégano

Como fazer

Ferva a água, coloque em uma xícara e acrescente o orégano. Tampe a xícara por alguns minutos antes de beber o chá. Não é recomendável adoçar.

Chá de cidreira

cha contra colica

A erva cidreira ajuda a aliviar as dores e também pode funcionar como calmante. O seu consumo é indicado nos dias que antecedem a menstruação.


Ingredientes

– 300ml de água
– Um punhado de erva cidreira
– 1 colher (de chá) de açúcar

Como fazer

Ferva a água e adicione a erva cidreira. Utilize um pano para tampar o recipiente em que está o chá, adoce e está pronto para beber.

Chá de folha de laranjeira

Além do efeito positivo contra a dor, as folhas de laranjeira atuam de maneira muito eficaz no organismo, combatendo o estresse e auxiliando na melhora da qualidade do sono.

Ingredientes

– 200ml de água
– 2 Colheres (de chá) de folha de laranjeira

Como fazer

Ferva a água e coloque em uma xícara. Pique bem as folhas de laranjeira e coloque na água. Tampe a xícara até o chá ficar morno. Beba durante a noite.

Chá de camomila

O chá de camomila é muito popular por conta do seu efeito calmante. Esta planta é, sem dúvidas, uma das mais utilizadas no preparo de chás de efeito calmante. É ótima para aliviar as dores das cólicas menstruais pois estimula a produção da glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares, deixando o útero relaxado. Também diminui o estresse e tem ação antiespasmódica.Ele também é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais muito fortes. As dores musculares também podem ser aliviadas com a camomila.

Ingredientes

– 200ml de água
– 1 colher (de chá) de camomila

Como fazer

Ferva a água e em seguida acrescente a camomila. Se achar necessário, adoce com uma pequena quantidade de mel.

Chá de hortelã

O chá de hortelã possui propriedades que aliviam a cólica e o mal estar. Ele é eficaz quando tomado antes ou logo após a dor começar. Também é importante não exagerar na quantidade, o ideal é tomar apenas uma xícara no dia para diminuir as cólicas menstruais.

– 200ml de água
– 1 colher (de sopa) de folha de hortelã

Como fazer

Lave bem as folhas de hortelã e coloque na xícara, despeje a água já fervida e ainda bem quente na xícara e deixe o chá esfriar por aproximadamente 20 minutos.

Importante

Sempre procure seu médico ao sentir cólicas, pois somente ele pode diagnosticar se está tudo normal com voce. As informações aqui presentes são de domínio público na internet e não substituem de nenuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso dessas informações.

Esperamos que essas receitas de chá para cólica realmente ajudem sua vida. Já falamos aqui sobre o suplemento centrum mulher, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de outros artigos por favor deixem nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *