Azia estomacal – por que ocorre, sintomas e tratamento


A azia estomacal se trata de uma queimação no esôfago ou no peito, podendo causar dor ou incômodo que afeta até mesmo o pescoço ou a garganta. Muitas pessoas sofrem com a azia após suas refeições, pois determinados alimentos tendem a causar o problema. No entanto, há várias outras causas para a azia. A azia pode surgir de forma ocasional ou frequente, sendo que pode até mesmo ser sinal de um problema mais grave.

Por isso, é recomendado conhecer as principais causas da azia e se ela acontecer com muita frequência, ir atrás de ajuda profissional.

azia estomacalCausas da Azia Estomacal

A azia é o resultado de uma série de ações que devem acontecer em nosso organismo após as refeições. Após nos alimentarmos, um anel muscular fecha o esôfago para que o conteúdo gástrico não volte para ele. Caso esse anel não se feche com a pressão necessária ou acabe relaxando em um momento incorreto, o conteúdo do estômago pode acabar voltando para o esôfago, irritando-o e causando vários sintomas, sendo o principal deles, a azia.

Quando esse conteúdo do estômago volta para o esôfago chamamos de refluxo e ele pode ser acentuado quando nos deitamos ou ficamos inclinados. Por isso mesmo não é recomendado dormir após se alimentar, pois aumenta as chances de você sofrer com a azia estomacal.


Tratamento da Azia Estomacal

O tratamento para azia estomacal pode se fazer necessário quando o problema surge com muita frequência e acaba atrapalhando a rotina do indivíduo. O tratamento do problema consiste no uso de medicamentos, mas somente isso não basta. O indivíduo deverá modificar os seus hábitos para que os resultados sejam eficazes e duradouros.

O tratamento inteiro também engloba a forma como você se alimenta e ingere suas refeições. É preciso mastigar bem todos os alimentos para facilitar a digestão, se alimentar bem e muito mais. Há alguns cuidados que devem ser seguidos para evitar a azia estomacal e até mesmo aliviar os episódios.

azia estomacalO que não fazer para evitar a Azia Estomacal

Há diversas coisas que você deve fazer para conseguir evitar a azia estomacal. O tratamento também inclui ter um cardápio personalizado, rico em alimentos que ajudam a evitar as crises. Você deve evitar o consumo de frituras e alimentos gordurosos, assim como frutas ácidas, embutidos e bebidas gasosas.

Você também não pode ficar muito tempo sem comer, pois longos períodos em jejum aumentam as chances de azia. Fazer muitos movimentos após comer também aumenta as chances de acontecer o refluxo, por isso nada de fazer exercícios após as refeições. Deve ser evitado também tomar um copo de leite gelado durante uma crise, pois apesar de fornecer um alívio momentâneo, isso pode acabar piorando a queimação.

Pessoas que sofrem com azia também devem evitar consumir café após as refeições, assim como devem evitar consumir chá preto. Quem sofre com o sobrepeso ou obesidade possui mais chances de sofrer com a azia, por isso é importante tentar emagrecer e sempre se manter no peso certo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *