Pressão baixa – sintomas e por que ocorre


A pressão baixa é um problema que pode atingir milhares de pessoas, apesar de não ser tão comum quanto a pressão alta. Também chamado de hipotensão, ocorre quando a pressão arterial de um indivíduo é, por natureza, mais baixa do que o normal. Em grande parte das pessoas que possuem esse problema, ele não tende a causar nenhum risco de saúde e nem tende a apresentar sintomas. No entanto, caso a sua pressão caia de forma súbita e cause determinados sintomas, pode ser sinal de algum problema de saúde.

Por isso é preciso sempre ficar atento aos sinais do seu corpo e buscar ajuda médica se achar necessário. A seguir, veja as causas e sintomas da pressão baixa.

pressão baixaCausas da Pressão Baixa

A pressão baixa pode ser causada por condições médicas, medicamentos ou ainda por alguns fatores de risco. Como mencionamos, em alguns casos a pressão baixa pode ser algo normal, como no caso de pessoas que se exercitam com frequência. Nem sempre é sinal de algum problema de saúde, mas é preciso ficar atento aos sintomas.

As principais condições médicas que podem causar pressão baixa são: gravidez, desidratação, queimadura grave, reações alérgicas graves, distúrbios da tireoide, bradicardia, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, hipoglicemia, diabetes, perda grave de sangue, infecção grave, falta de vitamina B12, entre outras.


É possível ainda que a pressão baixa seja causada pelo fato de ficar em pé por muito tempo ou até mesmo pelo fato de você se levantar rapidamente após ter ficado muito tempo sentado ou deitado. O uso de alguns medicamentos também pode causar pressão baixa, como é o caso de diuréticos, alguns antidepressivos, bloqueadores e betabloqueadores. Pessoas mais velhas possuem mais chances de desenvolver a pressão baixa, assim como aquelas com doenças como Parkinson, diabetes ou algum tipo de doença cardiovascular.

Sintomas da Pressão Baixa

Muitas pessoas que possuem pressão baixa não lidam com nenhum tipo de sintoma. Entretanto, é possível que haja sintomas quando a pressão baixa subitamente. Ter a pressão baixa no dia a dia não tende a causar sintomas, mas quando a baixa na pressão ocorre bruscamente devido a uma das causas mencionadas, alguns sintomas podem ser identificados.

Os principais sintomas da pressão baixa são: tonturas, desmaio, batimento cardíaco irregular, náuseas, vômitos, sede excessiva, fraqueza, visão embaçada, cansaço, confusão, respiração ofegante, febre, fezes negras e até mesmo a pele estar fria pode ser um sintoma de pressão baixa.

É importante se conhecer bem para conseguir identificar os sintomas e buscar ajuda.

Como tratar a Pressão Baixa

O tratamento para pressão baixa só é indicado em casos de pessoas que estejam sofrendo com os sintomas ou pessoas que estejam sofrendo com a pressão caindo de repente. Nos demais casos, não há necessidade de tratamento.

O tratamento sempre irá depender do tipo de pressão baixa e dos sintomas apresentados. De forma geral, o tratamento pode consistir em aumentar um pouco o seu consumo de sal, ingerir mais água e consumir medicamentos que tratem o problema que pode estar causando a pressão baixa, se for o caso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *