Saude

Vinho faz bem pra Saúde?


Mito ou realidade? Veja se é verdade que vinho faz bem pra saúde.

O vinho vai fazer bem a saúde se for consumido de forma moderada. Mas segundo os especialistas não é qualquer vinho, segundo as suas pesquisas é somente o vinho tinto que possui tais propriedades. A quantidade certa a ser tomada é uma taça por dia, durante o jantar. O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo, mas os seus benefícios entraram evidencia a pouco tempo.

Vinho faz bem pra saúdeVinho faz bem pra saúde?

É fato que seu consumo pode trazer vários benefícios ao corpo, desde que consumido sem exagero. Nada de tomar uma garrafa por dia:

-Reduz os efeitos do cigarro: O vinho ajuda a reduzir os danos causados nos vasos sanguíneos, pelo uso excessivo do cigarro. Os efeitos positivos podem ser visto no endotélio, mas o principal benefício é sobre o coração.

– É anticoagulante e antitrombóticos: Foi comprovado que o vinho sendo usado diariamente ajuda a diminuir a formação de coágulos no sangue. Alguns testes também comprovaram que os consumidores do vinho que tomam esporadicamente apresentaram menor quantidade da proteína fibrogênica.

Vinho faz bem pra saúde-Equilibra a pressão arterial: O vinho ajuda a diminuir a pressão arterial se for tomado na dose certa, que não pode ultrapassar de 250 ml. Já passando desta quantidade o consumo do álcool provoca hipertensão arterial.

-Previne doenças do coração: Este com certeza é um dos benefícios mais divulgados do vinho tinto. Segundo os pesquisadores um dos benefícios do vinho é a redução da ocorrência de doenças coronarianas, pois reduz o colesterol ruim e aumenta o bom.

-Reduz o cálculo renal: Tomar o vinho diariamente na dose certa ajuda a diminuir o indicie do aparecimento de pedras nos rins.

-Diminui a possibilidade do aparecimento da arteriosclerose: A arteriosclerose não deixa os vasos sanguíneos relaxarem ou seja acaba ocorrendo uma degeneração das artérias. O vinho ajuda os vasos permanecerem saudáveis, pois a bebida ajuda na formação de óxido nítrico.

– Evita o aparecimento do mal de Alzheimer: O vinho tinto possui uma substancia chamada de resveratrol que produz efeitos neuroprotetores que combatem o desenvolvimento desta doença.

Vinho faz bem pra saúde– Melhora a memória: Uma dose do vinho ajuda preservar a memória, isto acontece porque a bebida não deixa o sangue coagular e reduz a inflamação dos vasos.

– Elimina as varizes: A bebida ajuda eliminar aquelas dores nas pernas causadas pelas varizes. As taças de vinho ajudam a desentupir as veias e fortalecem os ossos. Previne doenças futuras como: varizes e osteoporose.

– Aumenta a imunidade: O vinho tinto por possuir o reveratrol, estimula a produção de células que defendem o organismo, as chamadas células T, agindo no timo (glândula responsável pelo sistema imunológico).

Vinho faz bem pra saúdeMas porque tem que ser vinho tinto?

Uma dúvida mais comum é porque tem que ser o vinho tinto e não outro tipo. A resposta segundo os pesquisadores é a maneira que os vinhos são fabricados, o vinho tinto é feito com uvas roxas e são recolhidos manualmente, num processo chamado vindima. Os benefícios a saúde são devido à grande quantidade de polifenois presentes nas casas e sementes das uvas. No vinho tinto se usa toda a fruta, isto já não acontece no vinho branco, por exemplo: onde é usado somente a polpa da fruta, por isto não tem os mesmos efeitos no organismo humano.

Espero que tenham tirado suas dúvidas a respeito dos benefícios do vinho tinto. A questão é ingerir a quantidade certa do vinho! Nada de exagerar na dose! Qualquer coisa procure o seu médico e converse a respeito do assunto.

Cuide-se! Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *