Icterícia: o que é? Por que ocorre?


Icterícia é mais comum do que se imagina, veja como e por que ocorre, bem como as formas de tratar.

A icterícia também é conhecida como amarelão, no caso da icterícia neonatal, contudo ela é o que deixa principalmente a pele e a urina amarelada, mas ela não acontece só em recém-nascidos, na verdade ela pode ser o principal sintoma de várias doenças.

Icterícia: o que é? Por que ocorre? (Foto: Divulgação)

O que é Icterícia?

A icterícia é a alteração que ocorre em nosso corpo pelo aumento de bilirrubina em nosso sangue, um pigmento amarelo que nosso organismo produz quando os glóbulos vermelhos se rompem. Esse processo é feito naturalmente pelo baço e pelo fígado. Como a bilirrubina estará em nosso sangue, irá fazer com que nossa pele, a urina, mucosa e secreções corporais tenham uma cor amarelada. Esta coloração pode ser primeiramente vista na membrana fibrosa externa do globo ocular, que constitui o envoltório resistente do olho, o branco do olho.

Icterícia: o que é? Por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Tipos principais da icterícia

Existem quatro tipos principais de icterícia, a mais comum que afeta os recém-nascidos, chamada hiperbilirrubinemia, a icterícia hepatocelular e a obstrutiva.

– Hiperbilirrubinemia: isso acontece á criança, pois suas funções hepáticas não estão bem desenvolvidas ainda, então a bilirrubina fica concentrada na corrente sanguínea e o tom amarelado toma conta da pele. Isso acontece em mais de cinquenta por cento dos bebes, não sendo uma situação de risco se tratada rapidamente.

– Hemolítica: neste caso a icterícia acontece quando há alguma complicação com transfusão de sangue, ou algum outro problema com as hemácias que acabam formando anticorpos.

– Hepatocelular: esta é proveniente da hepatite, ou por danos no fígado devido ao álcool.


– Icterícia obstrutiva: esta ocorre por alguma inflamação entre o fígado e o intestino impedindo que ele trabalhe corretamente metabolismo e na absorção, ou quando há cálculo renal, e até mesmo a presenta de um tumor na região.

Icterícia: o que é? Por que ocorre? (Foto: Divulgação)

O que causa a Icterícia?

Como citado antes, a bilirrubina é formada através do rompimento dos glóbulos vermelhos em nosso sangue. Este processo acontece no baço, no fígado e na medula óssea, então a bilirrubina produzida será levada ao fígado pela corrente sanguínea onde irá ser eliminada pelo intestino através das vias biliares, após ter sido armazenada na vesícula biliar. Porém quando acontece alguma alteração durante qualquer uma das partes deste processo pode ocorrer o acumulo da substancia no corpo desencadeando a icterícia.

Icterícia: o que é? Por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Doenças que podem desencadear a Icterícia

Estas doenças são, por exemplo: a malária, leptospirose, hepatites virais, cirrose hepática, anemia falciforme, câncer, sepse, obstrução das vias biliares causadas pela presença de cálculos.

Sintomas:

  • Pele amarelada
  • A parte branca do olho amarela. Se a icterícia for ainda mais grave, essa parte pode apresentar também uma coloração mais forte chegando ao marrom;
  • Cor amarela na parte de dentro da boca;
  • Urina de cor anormal, em geral em tons mais escuros;
  • Fezes esbranquiçadas ou cor de barro.

Tratamentos da icterícia

Seu tratamento depende exclusivamente do diagnóstico da doença que levou a icterícia, sabendo a causa o sintoma será automaticamente tratado simultaneamente com a doença. Este tratamento poderá ser feito em hospital ou até mesmo em casa na supervisão de um médico.

Importante

Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de dom;inio público na Internet. Sempre procure seu médico ao menor sintoma de icterícia.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *