Como cuidar dos dentes corretamente: 5 dicas essenciais


Proteja seu sorriso! Veja dicas de como cuidar dos dentes corretamente, confira agora!

O sorriso é uma das primeiras coisas que chamam a atenção quando conhecemos uma pessoa. Além disso, quando se tem um sorrido bonito, a auto estima se eleva e, consequentemente, as pessoas conseguem realizar mais conquistas.

Mas não são apenas questões estéticas que fazem de um sorriso bonito, um fator importante. A falta de higiene bucal pode afetar não só o hálito como também pode ser associada a doenças cardíacas ou um AVC.

Por que é importante ter dentes saudáveis?

A boca é exposta a diversos germes e bactérias todos os dias nas mais variadas situações, como: quando se põe a mão na boca, come um alimento que não foi lavado corretamente, coloca-se algum objeto como uma caneta na boca e também ocorre um beijo. Todos esses fatores, unidos a restos de comida que podem ficar na boca podem causar um monte de problemas.

Além dos problemas de higiene, existem questões físicas que devem ser avaliadas por dentistas para que sejam tomadas algumas atitudes. Um exemplo bem comum é o uso de aparelhos ortodônticos.

como cuidar dos dentes

Veja abaixo alguns dos problemas mais comuns que podem ocorrer na sua boca:

  • Uma boa higiene bucal evita problemas como gengivite, periodontite e retração gengival, e uma possível remoção de dente;
  • A placa bacteriana causa hálito, e é com uma boa escovação que você a evita;
  • Qualquer tipo de inflamação ou infecção pode causar câncer, por isso cuide da sua boca para evitar qualquer tipo de problema;
  • A cárie e os canais são incômodos de tratar, e podem ser evitados com escovação correta pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Quando o posicionamento dos dentes estiver errado, como a mordida invertida, por exemplo, você pode ter diversos problemas como assimetria na face, dor de cabeça, dor muscular, zumbido no ouvido;
  • O bruxismo é quando pressionamos os dentes com muita força principalmente durante o sono, e acordamos com dor de cabeça. Isso pode até causar desgaste nos dentes.

5 Dicas de Como cuidar dos dentes corretamente

Agora que você já sabe o quão importante é cuidar da saúde da boca, veja 10 dias para ter um sorriso bonito, saudável e que eleve a auto estima de qualquer pessoa!


  1. Cuidados com a escova de dentes

Existem diversos modelos de escova de dentes, como as manuais e as elétricas, as de cerdas mais macias, médias ou firmes, as interdentais, as ortodônticas e etc.

Algumas questões são de escolha particular, mas os especialistas recomendam que você opte por um modelo de cerdas macias para que não machuque a gengiva. Também é recomendado que você opte por modelos que tenham as cerdas na mesma altura para que seja possível alcançar todos os cantinhos.

A escova elétrica é uma vantagem para pessoas que possuem alguma dificuldade motora, pois elas fazem todos os movimentos necessários para uma boa escovação. Atualmente existem até mesmo modelos com temporizador para que o processo seja feito no tempo correto.

Sobre os cuidados com a escova, você deve lavar em água corrente após o uso e secar, guardar em local fechado e trocar a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem abrindo.

  1. A escolha da pasta de dente

O creme dental precisa, necessariamente, ter flúor. Fora isso, você pode optar por produtos específicos para a sua necessidade.

Se o seu caso for sensibilidade, pode optar por um produto especifico. Já cremes branqueadores são ótimas opções se você tiver passado por um clareamento dental e quiser prolongar o efeito.

Vale a pena perguntar para o dentista qual a indicação dele quando você for na próxima consulta, ok?

  1. Cirurgia de reposicionamento labial

O reposicionamento labial é um procedimento cirúrgico que auxilia na harmonização do sorriso e do rosto. Esse processo possibilita remover o chamado sorriso gengival, elevando a linha entre os lábios e a gengiva em aproximadamente 3mm.

Esse procedimento estético é uma das opções para ter um sorriso mais bonito, trazendo um maior equilíbrio entre os dentes, gengiva e os lábios.

  1. Evite açúcar e bebidas gaseificadas

Os alimentos com açúcar alimentam as bactérias presente nos dentes e estimulam a produção de ácidos. Esses ácidos afetam o esmalte dos dentes, podendo até mesmo dissolve-lo. Com isso, vem o surgimento de cáries e placas bacterianas.

Já as bebidas gaseificadas como refrigerantes e águas saborizadas possuem ácidos que também danificam os dentes.

  1. Sempre visite o dentista 

Não existe idade para começar a ir ao dentista. Mesmo que o bebê ainda não tenha dentes, os pais podem levá-lo ao consultório para mostrar a gengiva e saber os cuidados a se tomar.

Para os pacientes em geral, o recomendado é fazer uma consulta a cada 6 meses. Essa revisão irá evitar que problemas mais sérios apareçam e você pode aproveitar e fazer uma limpeza completa, que irá remover qualquer resquício de sujeira que possa ter ficado nos seus dentes.

Com essas dicas e os cuidados necessários, você sempre terá dentes bonitos e saudáveis, elevando assim a sua autoestima e bem estar!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *