Exercícios para a coluna: conheça os 3 melhores


Conheça os 3 melhores exercícios para a coluna e veja os benefícios que podem te trazer

A coluna é uma parte extremamente importante do nosso corpo, possuindo cerca de 33 vértebras. A coluna oferece toda a sustentação necessária para o nosso corpo, sendo assim é fundamental mantê-la sempre funcionando bem e sem nenhum dano. Qualquer dano na coluna pode prejudicar o andar, o movimento dos membros e a locomoção em geral.

A seguir, veja os 3 melhores exercícios para a coluna e como fazê-los no conforto de sua própria casa.

exercícios para a colunaAlongamento para a coluna

A coluna deve ser fortalecida com frequência para que nossos músculos não percam a eficácia de seus movimentos. Os alongamentos possuem a função de devolver aos músculos o seu tamanho normal, que geralmente é reduzido quando não nos movimentamos. Sendo assim, o alongamento para a coluna é essencial antes de qualquer outro exercício que você queira desenvolver.

Para fazer, deite-se no chão sob um colchonete e dobre os joelhos. Segure-os e puxe-os em direção ao peito. Segure nessa posição por 30 segundos e retorne para a posição original. Você pode fazer esse movimento cerca de 10 vezes antes de partir para o próximo exercício desejado.

exercícios para a colunaAlongamento para a dorsal

A dorsal também precisa ser alongada. Esse exercício irá ajudar a diminuir possíveis dores nas costas, além de contribuir para regular a circulação e diminuir a tensão nas articulações. Assim como o exercício anterior, esse alongamento pode ser feito em casa com um colchonete apenas.

No colchonete, fique na posição de quatro apoios. Mantenha as palmas das mãos no colchonete, com os joelhos dobrados. Agora tente encostar o queixo no peito e, ao mesmo tempo, force as costas para cima. Segure essa posição por pouquíssimos segundos e depois volte à posição inicial. Não repita esse exercício tantas vezes, apenas o quanto achar ser necessário.

exercícios para a colunaExercício de contração

Se você está em busca de um exercício para a lombar da coluna, esse é o ideal. Com ele, a sua lombar ficará mais forte e resistente. Novamente, você só precisará de um colchonete para a realização do exercício.

Deite-se no colchonete de barriga para cima, dobre os joelhos e mantenha os pés apoiados no chão. Deixe as mãos atrás da cabeça e mantenha os cotovelos flexionados. Contraia a região pélvica e repita esse movimento durante 10 respirações. A contração deve ser realizada no momento exato em que você irá expelir o ar.

exercícios para a colunaQualquer um pode fazer exercícios para a coluna?

É importante que antes de iniciar os exercícios, você se consulte com o médico. Caso você já possua algum problema na coluna, os exercícios podem piorar ao invés de melhorar. Através da consulta com o profissional, você saberá se está tudo bem para realizar os exercícios ou se é preciso tomar algum tipo de cuidado ou focar em um exercício específico.

Na hora de realizar os exercícios, tente sempre manter a posição correta e fazer os movimentos certos, de modo contrário os resultados obtidos não serão os desejados. Em caso de qualquer dor fora do normal, procure o médico.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *