Quais médicos consultar para ter um emagrecimento saudável


No artigo de hoje vamos lhe ensinar quais médicos consultar para ter um emagrecimento saudável e assim acabar de vez com aquela guerra contra a balança.

Afinal, não é todo mundo que consegue emagrecer apenas com as idas à academia, pois, outros fatores metabólicos e nutricionais estão diretamente envolvidos.

Por isso, acompanhe a lista de hoje e fique por dentro do assunto.

medico emagrecer

Quais médicos consultar para ter um emagrecimento saudável?

Em suma, são três médicos que você poderá consultar para ter um emagrecimento saudável. Entenda como funciona o processo de atendimento e cuidados estabelecidos por cada um deles e comece a cuidar da sua saúde de uma forma mais responsável:

Nutrólogo

O nutrólogo é responsável por diagnosticar doenças nutricionais como diabetes, obesidade ou hipertensão. A partir disso, é possível que seja feita a identificação de maus hábitos alimentares, orientando o paciente sobre a relação da rotina com a sua saúde.

A partir do acompanhamento periódico, o paciente será educado com relação aos benefícios e malefícios de determinadas substâncias, apresentando a importância de uma informação nutricional qualificada.

Busca, dessa forma, contribuir para um estudo constante do papel dos nutrientes naquela pessoa, com o propósito de prolongar a vida de uma maneira saudável.

Este profissional é responsável por estudar e compreender os impactos que cada nutriente provoca no organismo das pessoas. Por isso poderá lhe auxiliar no seu processo de emagrecimento saudável, compreendendo o que pode ser bom – ou não – para a sua situação.

nutrologo

Nutricionista

O nutricionista, por sua vez, não é formado em medicina, mas sim, em nutrição. Este profissional poderá prescrever dietas com calorias, nutrientes e vitaminas de maneira equilibrada, que viabilizem um processo de emagrecimento saudável.

Enquanto o nutricionista desenvolve uma alimentação equilibrada, o nutrólogo está relacionado com o tratamento de doenças de forma ampla, sendo que, o nutricionista não é médico e, no entanto, não poderá prescrever medicamentos.

Em contrapartida, sabe e estuda como funciona o sistema digestivo, além de fatores como o metabolismo e desenvolvimento do organismo de acordo com a ingestão de determinados alimentos.

nutricionista

Endocrinologista

O endocrinologista, no entanto, é responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com distúrbios hormonais e alterações no metabolismo. Assim, poderá prescrever medicamentos e tratamentos que visem a reposição hormonal de maneira equilibrada.

Com isso, trata-se de um profissional diretamente relacionado com um emagrecimento saudável. É o endocrinologista que poderá diagnosticar qualquer distúrbio no organismo que possa estar ocasionando problemas como aumento de peso excessivo ou dificuldades para emagrecer.

medico endocrinologista


Outros profissionais que podem ajudar

Além dos profissionais de saúde que citamos acima, podemos ainda encontrar outros dois que mostram-se qualificados para um acompanhamento de casos de emagrecimento. 

Isso porque o processo de emagrecer perpassa não somente as questões nutricionais e hormonais, mas sim, envolve-se com a saúde mental e física.

Psicólogo

O psicólogo poderá trabalhar, a partir da escuta qualificada, as questões envolvidas com o bem estar mental do paciente. Além disso, poderá trazer à tona possíveis fatores psicossomáticos que possam estar levando o paciente a compulsão alimentar (caso seja o quadro).

O estresse e a ansiedade também poderão ser, pouco a pouco, diminuídos, melhorando assim o desempenho do sujeito na aquisição de dietas e rotinas mais saudáveis.

O bem estar mental está diretamente relacionado com todos os âmbitos de nossas vidas, inclusive com relação à autoestima. E sabemos que, o emagrecimento, também se envolve diretamente com o que vemos no espelho.

psicologo

Educador físico

O educador físico, por fim, é o profissional responsável e qualificado para criar e recriar rotinas de exercícios que se adequam às necessidades do paciente. Somente ele poderá apontar quais circuitos e rotinas de exercícios poderão desempenhar bons resultados.

Além disso, poderá acompanhar de perto os movimentos e o desenvolvimento dos exercícios, inibindo as chances de ocorrerem acidentes e lesões. Sendo assim, extremamente importante no processo de emagrecimento saudável.

educador fisico

Dicas que podem auxiliar o seu emagrecimento

Além de conhecer quais médicos consultar para ter um emagrecimento saudável, é preciso estar ciente com relação a outros cuidados importantes. Assim, você poderá iniciar o seu processo de emagrecimento ainda hoje. Atente-se às nossas dicas para emagrecer:

  • Beba bastante água: A água ajuda a purificar o organismo, expulsando toxinas, trazendo mais energia e vitalidade. Além disso, auxilia no trabalho do sistema linfático, diminuindo inchaços.
  • Durma adequadamente: Em dias corridos, sabemos que ter 9 horas de sono é praticamente um sonho impossível. Entretanto, busque sempre ter um sono de qualidade, dedicando-se a isso. Por exemplo, pelo menos 1 hora antes de dormir, evite mexer no celular e/ou computador. Não consuma alimentos muito pesados na hora da janta e, se possível, beba chás antes de dormir.
  • Crie uma rotina: Ter uma rotina para qualquer tipo de atividade é de suma importância para que o tédio não invada sua vida, levando você a “comer para passar o tempo”.
  • Não use a comida como troféu ou punição: Sim, a gente sabe que comemorar com comida, o recebimento de um prêmio no trabalho, é muito bom. Entretanto, esse tipo de comportamento poderá reforçar que apenas se é feliz comendo comidas gordurosas ou excessivas. E o mesmo vale para a punição! Não adianta deixar de comer só porque passou da conta no fim de semana… Isso apenas gerará estresse e poderá ocasionar o efeito rebote. 
  • Todo mundo é diferente: Não tente basear a sua rotina e o seu emagrecimento na rotina da amiga. Mas sim, lembre-se que cada organismo é único e, como tal, se comporta de maneira distinta no processo de emagrecimento. Não se sabote ao se comparar! Mas sim, siga o seu ritmo e comemore as pequenas vitórias que poderão surgir ao longo do caminho.

 

Lembre-se também de que apesar de conhecer quais médicos consultar para um emagrecimento saudável, você não precisa esperar a consulta para cuidar de si. Mas sim, comece a cortar alimentos excessivos, inclua mais água na sua rotina e comece, pouco a pouco, a mexer mais o seu corpo. 

Você notará resultados incríveis! Inclusive, um aumento de autoestima, do bem estar e da energia aparecerá na sua rotina. Experimente e descubra.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *