Travamento na Coluna – dicas para evitar


Veja algumas dicas que funcionam, para evitar travamento na coluna

A coluna é muito importante para os movimentos e sustentação do corpo humano, imagina quando a coluna inventa travar é algo que nos deixa muito preocupados, não é mesmo? Quando a coluna trava ela irradia uma dor muito forte na lombar que pode irradiar para os membros superiores e inferiores. A coluna travada causa um desconforto muito grande, e as vezes pode deixar a pessoa sem caminhar, entrevada.

A coluna travada é um mecanismo de defesa que o corpo possui para imobilizar o local onde está com problema, além de avisar que tem alguma coisa errada. Quando a coluna trava ocorre um pinçamento nervoso ocasionando a dor aguda.

travamento na colunaO que pode ocasionar o travamento da coluna?

Geralmente o travamento da coluna ocorre por causa mecânica postural degenerativa, até mesmo aquelas pessoas que não apresentam problemas na coluna, nem desvio postural podem apresentar o travamento. Nesse caso a dor ocorre por a pessoa ficar por um período longo na mesma posição, que ocasiona leões nos músculos que resultam em dor nas costas.

Geralmente a dor nas costas ocorre quando a pessoa se dobra para pegar algo no chão que seja mais pesado, a dor provocada na lombar é tão intensa que a pessoa se obriga a se deitar travando a coluna. Quando a coluna trava é um sinal momentâneo de que algo não está bem com o organismo, sendo considerado uma proteção do organismo.

Se acontecer compressão da raiz nervosa a dor pode se irradiar para várias partes do corpo, como pernas, braços e lugares que ficam longe do foco inicial da dor.  É comum as pessoas terem dor inicial nas costas e depois ir se irradiando para outras partes.

travamento na colunaSintomas do travamento na coluna

Geralmente a dor na coluna ocorre na parte mais baixa se manifestando por dores agudas, os sintomas mais comuns são:

– queimação;

– sensação de “choque”;

– incapacidade de ficar de pé;

– irradiação da dor para as pernas (ciatalgia) ou membros superiores.

Vale lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o grau da lesão e o tratamento também.

travamento na colunaComo evitar travamento da coluna

Para evitar que a coluna trave é importante fortalecer os músculos paravertebrais, que são aqueles que correspondem aos glúteos e aos abdominais garantindo a rigidez da coluna. Outra forma de evitar ter crises de travamento na coluna é fazer caminhadas de 30 minutos três vezes por semana, mas apenas a caminhada não é o suficiente para fortalecer os músculos é preciso fazer atividades físicas específicas, sob orientação de um profissional para que os discos da coluna não sejam sobrecarregados.

Agora que você já sabe como evitar esse problema deve se esforçar para frequentar uma academia e fortalecer a musculatura, mas lembre-se de procurar um profissional adequado para que ele possa orientar na forma de fazer os exercícios para melhorar o problema e com o tempo evitar que o mesmo ocorra.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *