Coronavirus no Brasil: o queé, o que fazer, sintomas e proteção [Atualizado]


Já é realidade o coronavirus no Brasil e hoje já são 300 casos confirmados, veja o que fazer pra se salvar!

Atualizado dia 25/03/2020 as 15:30

Como já sabemos há alguns dias, o coronavirus chegou no Brasil, através de um paciente de 61 anos vindo da itália. Com muitos casos ao redor do mundo, o corona tem causado espanto, pois a princípio tem os sintomas de uma gripe.Mas se voce tomar os cuidados certos não precisa se preocupar tanto. Acompanhe abaixo o que está acontecendo e como se proteger.

Coronavirus chegou no Brasil

coronavirus no Brasil

Embora um exame já tivesse confirmado a verdade ontem, hoje saiu o resultado conclusivo.Uma contraprova realizada pelo governo brasileiro confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e na América Latina, disse uma fonte à agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (26), depois de o hospital Albert Einstein ter informado a possível infecção, em São Paulo, de um homem de 61 anos que esteve na Itália.

Como as coisas estão agora 25-03-2020?

O Ministério da Saúde confirmou 57 mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, sendo 48 no Estado de São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul, uma morte em Pernambuco e um óbito no Amazonas.

Até esta quarta-feira, o Brasil tinha 2.433 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-Cov-2. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a crise e defendeu a reabertura do comércio, com o isolamento parcial (da população acima de 60 anos). Bolsonaro se reuniu com os governadores do Sudeste para tratar da pandemia e trocou ataques com João Doria (SP). Governadores do Nordeste divulgaram uma carta em que afirmam que manterão as medidas preventivas “baseadas na ciência”. A posição de Bolsonaro foi criticada até mesmo pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um antigo aliado. “Será que toda a comunidade científica do mundo está errada?”, disse em coletiva de imprensa.

O que é o corona vírus?

Indo direto ao assunto, o coronavírus da China é um novo vírus que já matou de 100 pessoas na China e já tem infectados em outros países, como nos Estados Unidos, Japão e Europa. Com sintomas parecidos com os da gripe, o vírus é da mesma família que o SARS, que no começo dos anos 2000 causa uma epidemia conhecida como gripe asiática.O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae, que tem representantes que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, conhecida pela sigla MERS, (vinda de dromedários para humanos) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS (vinda de felinos para humanos). Essa última doença infectou mais de 8000 pessoas e matou 800 em uma epidemia em 2002.

Quais são os sintomas da doença?

coronavirus Brasil

Os sintomas se parecem com uma gripe forte e são:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Como se proteger do coronavirus?

São várias ações simples mas que podem ajudar bastante:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • utilizar máscaras de proteção em ambientes como aeroportos e escolas
  •  Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Remédio para malaria funciona contra o corona?

Em pronunciamento nesta quinta-feira, 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que as drogas hidroxicloroquina e remdesivir podem ter bons resultados contra o coronavírus, com base em um estudo feito na China, e pediu velocidade de testes e possível aprovação pela FDA (Food and Drugs Administration), espécie de Anvisa do país. O discurso de Trump, inicialmente, deu a entender que os EUA tinham descoberto uma cura para o novo coronavírus, o que não aconteceu.Na mesma conferência, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para avaliar como ela funciona e em que dose deve ser utilizada contra o coronavírus.

trump corona remedio malaria

A hidroxicloroquina já é usada no tratamento de malária e também vem sendo experimentada contra o novo coronavírus na França.Durante a coletiva, Trump anunciou que, em breve, qualquer cidadão poderá comprar o medicamento, desde que tenha prescrição médica. A hidroxicloroquina também poderá ser distribuída em consultas e hospitais.

Apesar dos estudos, e embora já exista ha anos em farmácias, a OMS e o Ministério da saúde afirmam que não se deve comprar e tomar esse remédio. A dosagem ainda não está definida e nem se tem noção dos riscos e efeitos colaterais.

Alcool em gel funciona?

O álcool em gel, feito a partir do etanol, é um antisséptico — ou seja, tem a função de desinfetar a pele humana.O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz.Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo

corona virus brasil

Mascara anti poluiçao funciona contra o corona?

Uma vez que uma das formas de contágio é por particulas no ar, dos pacientes infectados,usar máscara é primordial em ambientes como aeroportos, metrô e onibus.A oxy breath pro é uma mascara anti poluição, vírus e bactérias, totalmente lavável e reutilizável.Ela é indicada para quem mora em cidades poluídas, tem alergia a poeiras ou simplesmente quer se proteger das bactérias.

oxy breath pro mascara

  • Melhor e mais confortável máscara de proteção
  • Proteção máxima ao tampar totalmente nariz e boca
  • Proteção contra alérgenos, bactérias e frio
  • Filtro de ar contra poeira 2.5ppm de nanotecnologia
  • Visual moderno e inovador

Importante

As informações aqui presentes são de domínio público na Internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas. Em caso de dúvidas consulte o serviço médico mais próximo para que possam lhe dar o tratamento adequado.

Já falamos em outro artigo também sobre a gripe suína que ainda está por aí e é boms e proteger.

Referências: Unimed – Ministerido da Saude.gov.br –


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *