Chá calmante – conheça os 3 melhores


Dica adeus ao stress! Conheça 3 receitas de chá calmante que são incríveis, confira!

Muitos chás possuem propriedades calmantes que contribuem para a saúde e agem contra a ansiedade do dia a dia. Nesse artigo vamos trazer os três melhores chás calmantes e ensinar o preparo do mesmo.

Chá calmante – 3 receitas top

chá calmante1. Chá de Camomila

Uma das ervas mais populares por sua ação calmante é a Camomila que é comumente usada na medicina alternativa e em preparo de substancias homeopáticas, entre outros produtos.

Poucas pessoas sabem, mas indivíduos que sofrem com ansiedade podem consumir o chá diariamente. Outra virtude desse chá é a contribuição do mesmo para pessoas que tenham insônia.

O chá de camomila pode ser encontrado em mercados, farmácias e casas de produtos naturais. Orienta-se que seja consumido ao menos três vezes ao dia.

-Modo de preparo:

Colha ou compre o chá de Camomila, é importante que as folhas e flores sejam frescas. Ferva uma xícara de água e acrescente uma colher de sopa da planta deixando a mistura abafada por cerca de dez minutos.

chá calmante2. Chá de Maracujá

Todos conhecem a ação do Maracujá em nosso sistema nervoso. O suco da fruta é indicado para o mesmo fim, porém aqui vamos trazer algumas considerações a respeito do chá que também tem ação satisfatória quando se fala em ansiedade e estresse.


-Modo de preparo:

Ao contrário do suco que utiliza a polpa do maracujá para o chá deve-se usar as folhas da planta. Ferva uma xícara de água e acrescente uma colher de sopa das folhas levando essa mistura novamente ao fogo por alguns minutos. Retire as folhas e consuma morno.

chá calmante3. Chá de Melissa

A famosa Melissa tão popular entre as mães que desejam tornar seus filhos mais tranquilos será apresentada aqui em forma de chá, diferente do ansiolítico homeopático conhecido.

Esse chá é conhecido como cidreira e o consumo excessivo pode baixar a pressão arterial, por isso deve ser consumido com cautela.

-Modo de preparo:

A cidreira ou melissa deve ter seus galhos e folhas secos para o preparo do chá. Para um litro de água fervido deve-se acrescentar uma quantia aproximada de 30 gramas da planta deixando o chá descansar por alguns minutos. Deve-se coar a solução e bebe-la uma vez ao dia, preferencialmente a noite.

-Considerações importantes a respeitos desses chás

É importante salientar alguns fatores interessantes sobre os chás com ação calmante, por isso confira as dicas a seguir.

Sempre procure seu medico para ter certeza que não tem alergia a nenhum tipo de chá

*Não consuma exageradamente nenhum desses chás citados aqui, pois o consumo desenfreado dos mesmos pode geral hipotensão.

*Não recomenda-se misturar as ervas pois todas possuem os princípios semelhantes o que pode potencializar a ação tranquilizante.

*Pessoas que estejam passando por um quadro de ansiedade ou síndrome do pânico devem procurar ajuda médica, somente o chá não surtirá os efeitos esperados.

*Combine o consumo dos chás com a alimentação saudável e exercícios físico, isso pode contribuir com a liberação da endorfina que é uma substância que gera bem-estar em nosso organismo.

Já falamos aqui sobre o café da manhã low carb que é uma delicia, sugiro a leitura do artigo.

Por fim, os chás são de grande ajuda para a saúde de modo geral.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *