Saude

Sintomas de Glicose Baixa: como ocorrem e o que revelam!




Sintomas de glicose baixa ajudam a identificar outros problemas, confira como eles ocorrem!

No mundo atual, vivemos nos alimentando da pior forma possível: fast food, açúcar em excesso, refrigerantes e muitos alimentos que nos permitem fazer refeições rápidas, mas que no longo prazo, destroem a saúde do nosso corpo. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre um desses problemas  e aprender a identificar os sintomas de glicose baixa que podem ocorrer. Quem já possui problemas como diabetes sabe que é super importante sempre medir suas taxas(com o freestyle libre por exemplo) Mas primeiro vamos entender do que se trata, acompanhe conosco…

O que é a glicose?

Sintomas de Glicose Baixa

Indo direto ao assunto, a glicose é um carboidrato  que é considerado por médicos e cientistas, uma das mais importantes fontes de energia para nosso corpo. A glicose é conseguida através de alimentos doces, naturais ou manufaturados, além dos amidos e carboidratos. A glicose é obtida por nosso organismo através da sacarose (o açúcar produzido através de plantas como cana de açúcar e beterraba) e da frutose (açúcar natural, obtido diretamente de frutas).Quem está interessado em perder peso deve optar por alimentos com menos glicose, como legumes, verduras, alimentos integrais e carboidratos ricos em fibras.

Em nosso organismo, o pâncreas é o órgão responsável em produzir o hormônio denominado insulina, e que é o responsável por permitir a entrada da glicose em nossas células. Se ocorre algum problema com o pâncreas, pode ocorrer uma deficiência na produção de insulina o que altera a captação da glicose pelas células resultando no aumento da glicose no sangue. Isso pode ocasionar uma série de problemas, como a ocorrência da diabetes mellitus ou problemas como a hipoglicemia que é a falta de açúcar no sangue e pode causar:

Sintomas de Glicose Baixa

Não é difícil notar quando eles ocorrem, os sintomas de glicose baixa são muito claros e facilmente reconhecidos por portadores de diabetes:

  • Fome Excessiva
  • Tremores e suor
  • Sensação de fraqueza
  • Confusão mental
  • Palpitação do coração

Nos casos mais comuns, o simples fato de ingerir açúcar, faz com que a pessoa volte ao normal, mas o recomendado é sempre ter auxílio médico, para que ele tem certeza que esses sintoams estão associadas a baixa da glicose ou se trata de outro problema mais sério.

Quais o problemas que envolvem a baixa taxa de glicose?

Sintomas de Glicose Baixa

O principal é a Hipoglicemia, que  é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não.

A hipoglicemia é considerada por muitos como um efeito colateral do tratamento de diabetes, mas diversos outros fatores também podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro hipoglicêmico. Isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.

Como manter a Glicose no nível correto?

  • Faça exercícios regularmente. Evite ficar parado(a), nosso corpo nasceu para se movimentar;
  • utilize a escada ao invés do elevador;
  • Caminhe sempre que possível e não passe longos períodos sentados assistindo à TV;
  • Procure ter uma alimentação saudável;
  • Inclua sempre em seu cardápio frutas e verduras;
  • Procure se alimentar de 3 em 3 horas, assim você conseguirá ingerir menor quantidade de alimentos por vez;
  • Evite açúcares de adição em chás, café e sucos;
  • Evite refrigerantes;
  • Reduza ao máximo que conseguir a ingestão de doces, balas, chicletes e chocolates.

Mantenha também suas idas ao médico constantes e com ele a par de tudo e de seus exames. A Hipoglicemia deve ser sempre acompanhada de perto.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam com sucesso identificar os sintomas de glicose baixa. Sempre consulte seu médico regularmente!

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
sintomas de glicose baixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *