Doença de Crohn: como age no organismo?


Conheça tudo sobre a doença de chron, como ela afeta seu corpo, sintomas e como cuidar

O que é a doença de crohn? A doença de crohn é uma inflamação crônica que ocorre no intestino e afeta todo o sistema digestivo do indivíduo, principalmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon. É uma doença invasiva, que compromete todas as camadas da parede intestinal e pode afetar qualquer faixa etária, principalmente entre os 20 e 30 anos.

doença de chronCausas da doença

A doença é provocada por fatores ambientais, imunitários e bacterianos combinados, e existem algumas hipóteses sobre suas causas: desregulação do sistema imunológico e; fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos;

Sintomas da doença

Os sintomas da doença de crohn são variados, podem ser leves ou graves e se desenvolver subitamente e gradualmente, entre os mais comuns podemos citar:

– Artrite;

– Aftas;

– Feridas na boca;

– Dores abdominais;

– Febre;

– Fadiga;

– Perda de peso;

– Perda de apetite;

– Diarreia;

– Sintomas de pele;

Cólicas;

– Fezes com sangue;

– Enfraquecimento;

– Olhos avermelhados e sensíveis à luz;

– Doença perianal;

– Inflamações na pele

– Inflamações nas articulações

– Inflamações nos ductos biliares do fígado;

– Atraso no crescimento ou desenvolvimento sexual;

doença de chronComo é o desenvolvimento da doença?

O desenvolvimento da doença de crohn é imprevisível, existem pacientes que não possuem sintomas até que ocorre um surto ou surgem pequenas reclamações que mudam ao longo do tempo.


Sua progressão também não é igual para todos os pacientes, a doença vai se desenvolver de maneiras diferentes em cada um, tornando ainda mais difícil o diagnóstico e o controle dos sintomas.

doença de chronConheça as 3 fases da doença de crohn

Leve a moderada: É quando o paciente tem diarreia frequente e muitas dores abdominais, mas anda e come normalmente. Não existe desidratação e nem febre alta, além da inexistência da dor abdominal forte, obstrução ou perda de peso maior do que 10% do peso total do paciente.

Moderada a grave: O paciente chegará nessa fase se os sintomas da fase anterior não forem tratados com eficiência. Agora, além dos sintomas anteriores, o paciente acaba apresentando sintomas como febre, perda de peso significativa, dor ou sensibilidade abdominal, náuseas, vômitos intermitentes e anemia significativa.

Fulminante: O paciente passou por um tratamento adequado, porém os sintomas persistem e o paciente pode sentir febre alta, vômitos persistentes, perda de peso grave e evidências de obstrução intestinal ou abcesso.

A doença tem cura?

Ainda não foi descoberta a cura para acabar com a doença de crohn, porém, existe tratamento. O paciente pode viver bem e normalmente, seu tratamento será feito de acordo com a fase da doença em que ele se encontra e tem como objetivo diminuir a inflamação intestinal, que é responsável pelo desencadeamento dos sintomas.

Qual o tratamento para a doença de Crohn?

O médico pode iniciar o tratamento com medicamentos leves ou mais fortes, buscando aliviar os sintomas, retroceder o processo de inflamação, prevenir o reaparecimento dos sintomas, corrigir deficiências nutricionais e, em casos graves de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fístulas, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

No tratamento medicamentoso, o médico pode indicar ao paciente o uso de medicamentos como: Infliximabe, anti-inflamatórios e corticosteróides.

Já falamos aqui em outro artigo sobre a moringa oleifera, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *