Saude

Cuidar de Plantas pode ajudar a combater Stress e depressão


Sabia que cuidar de plantas pode ajudar a combater stress e depressão? É que o afirmam médicos do reino unido e profissionais de saude em geral.

No mundo atual, principalmente para quem vive em grandes cidades de concreto e aço, a vida cotidiana pode ser estressante e insuportável, ainda mais nessa época de pandemia. No artigo de hoje, vamos falar sobre a ecoterapia e como cuidar de plantas pode ajudar no combate ao stress e depressão. Acompanhe conosco e entenda.

Cuidar de Plantas pode ajudar a combater Stress e depressão

Um interessante estudo chamado “Ecotherapy – A Forgotten Ecosystem Service: a Review” (Ecoterapia – Um Serviço Ecossistêmico Esquecido – Uma Revisão), de James  Summers e Deborah Vivian, compila diversos achados científicos que relacionam a nossa saúde física e mental com a interação com o meio ambiente.

“A natureza, quer você esteja no meio de um bosque longe de tudo, em um parque na cidade, ou simplesmente andando em uma alameda de árvores, tem o poder de fazer as pessoas se sentirem novas de novo. Pesquisas mostram que uma simples caminhada na natureza pode reduzir a ansiedade, manter o ânimo e até melhorar a memória”, diz um dos trechos.Algumas dicas para quem quer se sentir melhor:

Tenha sempre flores por perto – Para quem mora em apartamentos não é difícil encontrar floriculturas que vendam mudas e te ajudem com dicas de plantio, principalmente nas capitais. Uma boa pedida se você é do paraná por exemplo é a Giuliana Flores, uma floricultura em curitiba que tem várias opções.

Regar, adubar e cortar as folhas pode ser algo terapêutico – O simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem (plantar, regar, adubar, cortar etc.) já funciona como terapia – principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia.

O que é a ecoterapia?

Como o próprio nome sugere, é uma série de práticas que envolvem recuperar a conexão com a natureza de forma consciente, visando melhorar seu bem-estar geral.

ecoterapia

As relações entre a natureza e os efeitos positivos sobre a saúde mental teve início no último século. Quando os pacientes psiquiátricos eram alojados em tendas fora do hospital, devido a um surto de tuberculose, os médicos constataram melhoria nas condições destes pacientes. Mas quando eles voltavam para o interior do hospital, a maioria revertia ao seu estado original com piora na saúde. Outras pesquisas comprovaram a eficiência dos benefícios desta terapia e descobriram que os pacientes psiquiátricos melhoraram quando eram colocados na parte externa do hospital.

Além de ajudar a combater a depressão, que será a segunda maior causa de saúde precária até 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde, a interação com espaços e sons naturais proporciona outros benefícios, como redução da pressão arterial, diminuição dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, e ajuda a distrair sua mente da preocupação.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido as informações e que consigam com sucesso ficar mais proximos da natureza para revigorar as energias e se sentir em paz.

Já falamos em outro artigo sobre a carboxiterapia para estrias que é bem legal.

Sugestões de outros artigos e duvidas em geral podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *