Como Desentupir o Nariz: dicas rápidas e fáceis!


Aprenda como desentupir o nariz com nossas dicas rápidas, fáceis e práticas! Acabe com esse sofrimento!

Quem vive tendo alergias ou ficando gripado, sabe como é incômodo ficar com o nariz entupido. Isso difculta dormir, fazer suas atividades e viver normalmente. No artigo de hoje então, vamos dar algumas receitas de como desentupir o nariz de forma fácil e prática com receitas do tempo da sua vó, mas que funcionam até hoje. mas primeiro vamos entender por que afinal o nariz entope. Acompanhe com a gente.

Por que o nariz entope?

como desentupir o nariz

Muitas pessoas pensam que o nariz fica congestionado (entupido) por excesso de muco espesso. No entanto, na maioria dos casos, o nariz fica congestionado quando os tecidos de revestimento ficam inchados devido a inflamação dos vasos sanguíneos.Como consequência, ocorre uma obstrução nasal com bloqueio da passagem do ar, por isso o nariz “entope” com as secreções. Os principais sintomas são dificuldade para respirar, espirros e a redução da capacidade de sentir cheiros e sabores. Isso ocorre nos casos de gripe, resfriado, alergias fortes. O entupimento também pode ocorrer por:

Sinusite – Infecção bacteriana dos seios paranasais é outro fator primordial para o nariz entupido. Ele é geralmente seguido por um resfriado comum. Outros sintomas como dor de cabeça e muco em excesso são comuns. Sinusite aguda e sinusite crônica são igualmente responsáveis por causar a obstrução nasal.

Rinite alergia – Os sintomas da rinite alérgica incluem obstrução nasal (muitas vezes intermitente, isto é, quando uma narina finalmente desentope, a outra obstrui), rinorréia (o famoso nariz escorrendo), espirros em salva e muitas vezes pode ocorrer também sintomas extra-nasais, como coceira e lacrimejamento ocular.O diagnóstico é feito pelo médico após conversa e exame físico do paciente e o tratamento pode incluir diversas classes de medicamentos, como antialérgicos e corticosteroides tópicos.

Como desentupir o nariz

Existem vários métodos:

-Uma boa saída caseira para descongestionar é adicionar uma colher de chá rasa de sal e outra de bicarbonato de sódio em 1 litro de água fervida e pingar um conta-gotas em cada narina, três vezes por dia. A mistura dura 24 horas. Depois desse tempo, é melhor refazê-la.

nariz entupido desentupir


Vapor-  Você pode utilizar 03 colheres de sopa de óleo essencial de camomila ou eucalipto em uma tigela de água quente e inalar o vapor com a cabeça coberta. Uma outra opção pode ser um bom banho quente que pode ajudar bastante assim como também a utilização de aparelhos umidificadores.

Massagem nasal

  1. Massageie as áreas do rosto localizadas ligeiramente abaixo e ao lado das narinas, com os dedos indicadores;
  2. Pressione com uma força moderada, mantendo o dedo pressionado durante cerca de 60 segundos;
  3. Alivie e repita o procedimento a cada 3 minutos.

Chá de raiz Lotus

Esse chá é encontrado em lojas herboristas ou casas de produtos naturais. A bebida deve ser ingerida pela manhã, tarde e noite, uma xícara por dose. O efeito descongestionante costuma ser rápido, por isso recomenda-se manter lenços de papel por perto.

Aqueça a ponta do nariz

Aqueça um lenço ou uma toalha no microondas ou mergulhando em água quente. Deixe esfriar até uma temperatura agradável à pele e deixe alguns minutos sobre a ponta do nariz.

O calor fará com que o muco se torne mais líquido e vai deixar o trabalho de assoar o nariz muito mais fácil. Para terminar, lave os seios nasais com solução salina.

Importante

Durante o sono, não se esqueça de manter uma alta da cabeça. A utilização de mais do que um travesseiro, ou arrumação de modo que a cabeça fique a um nível mais elevado do que o coração. Esta posição promove a drenagem do nariz correta e ajuda a não entupir o nariz.

Sempre consulte seu médico antes de tentar qualquer método diferente de desentupir seu nariz.Náo nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que sao de domínio público na Internet.

Já falamos aqui também sobre o levedo de cerveja e seus benefícios pro corpo, sugiro a leitura do artigo.

Se você tem dúvidas ou sugestões de novos artigos pode deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *