Intolerância ao Glúten – Do que se trata? Existe cura?


Intolerância ao Glúten ocorre com mais frequência do que se imagina, confira como ocorre, sintomas e como cuidar!

A intolerância ao glúten também é conhecida como doença celíaca, uma alergia a uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, malte, aveia entre outros da mesma origem. As reações no organismo para quem tem este problema de saúde podem ser diversas, depende de cada um. Dentre os sintomas estão: vomito, diarreia, gases, fraqueza, dores de cabeça entre outros.

Uma das grandes dúvidas é quanto a sua cura, segundo pesquisadores ainda não foi encontrado. A dica é seguir uma dieta rigorosa sem glúten ficando assim longe dos sintomas da intolerância ao glúten. A seguir tem algumas outras informações sobre a intolerância ao glúten. Boa leitura!

intolerância ao glútenO que é a intolerância ao glúten?

Uma predisposição genética leva ao aparecimento da intolerância ao glúten que leva a ter problemas que atacam o organismo, principalmente o intestino. A doença geralmente se manifesta já na infância, levando a criança a ter baixos níveis de cálcio e ferro, saúde dental precária, gordura nas fezes e em casos mais graves quando não tratado, pode ocorrer alterações no crescimento. Mas a intolerância ao glúten em alguns casos pode aparecer também na idade adulta.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns da intolerância ao glúten são:

– Palidez;

– Vomito;

– Refluxo;

– Prisão de ventre e dores abdominais;

– Diarreia;

– Sensação de estufamento e gases;

– Perda de peso e apetite;

– Grande volume de fezes;

– Fraqueza e fadiga;

– Dores na cabeça;

– Ansiedade e depressão;

– Infertilidade (quando não tratado)

– Formigamento e vertigem;

– Fraqueza nas unhas;

intolerância ao glútenComo saber se estou com intolerância ao glúten?

Caso tenha algum dos problemas de saúde citados acima com frequência, é muito importante fazer uma investigação para ver o porquê está acontecendo tais sintomas. Não existe ainda um exame especifico para diagnosticar a intolerância ao glúten, mas podem ser realizados alguns exames como: exame de fezes, exame de sangue, exame de urina e endoscopia digestiva com biopsia do intestino.


Como é feito o tratamento?

O tratamento é a retirado do glúten da alimentação, não podendo mais comer bolo, massas, cerveja, biscoitos, uísque, pão entre outros. É muito importante substituir o glúten por alimentos que forneçam nutrientes para o corpo, para que o organismo obtenha as vitaminas necessárias para o seu bom funcionamento.

intolerância ao glútenQuais alimentos que podem ser substituídos pelo glúten?

Existem alguns alimentos que podem ser substituídos pelo glúten, dentre eles estão: fubá, polvilho, fécula de batata, farinha de arroz, farinha de mandioca, leite e seu derivados, sementes, frutas, nozes, legumes, carnes e ovos.

A intolerância ao glúten tem cura?

Infelizmente não existe cura para a intolerância ao glúten, só para se ter uma ideia não existem nem medicamentos ou procedimentos cirúrgicos para tratar a doença. Para ficar longe dos transtornos intestinais a única maneira é eliminar o glúten da dieta. A lista de alimentos a serem evitados é longa, mas não é impossível viver sem elas, pois existem uma grande variedade de outros alimentos que podem substitui-lo. Vale ainda destacar que nem todo mundo tem o mesmo grau da doença, existem casos em que se for consumido apenas 50 miligramas da proteína, já pode acabar danificando o intestino e em outros casos isto não tem efeito nenhum.

Como viver Sem gluten, sem trigo e sem lactose – Guia em Ebook

Comer de tudo um pouco é a melhor forma de manter o suporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo e é isso que este Guia em ebook pretende.Dicas e receitas incríveis para sua vida, clique e confira:

trigo engorda

Saiba como levar uma vida mais leve e sem correr o risco de ser contaminado(a) com alimentos que contenham glúten e lactose e você nem sabia.

Não perca mais tempo!

Comece hoje mesmo a ter mais qualidade de vida sem lactose e sem gluten, clique e confira:

Espero que tenha tirado algumas dúvidas sobre a intolerância ao glúten. E não se assustem por não ter cura. Basta ter uma dieta equilibrada sem o glúten para ficar longe dos sintomas! Boa sorte!


1 comment

  1. Cassia

    Boa tarde! Quero ressaltar que está em desenvolvimento, na verdade, em fase de testes com humanos já, uma vacina para a cura da doença celíaca para portadores do gene HLA DQ 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *