Saude

Adenoide: Como ocorre? Como tratar?

Adenoide é algo bastante debatido entre médicos e pacientes, sobre a necessidade de operar ou não.Entenda do que se trata!

São chamadas de adenoides duas glândulas compostas de tecido linfoide. Fica localizada acima da garganta e na parte de trás do nariz, numa região conhecida como rinofaringe. Elas crescem durante a infância e regridem após os oito anos de idade. Com o crescimento elevado podem causar interferência da passagem de ar respirado pelo nariz.

Adenoide
Adenoide: o que é? Como cura? (Foto: Divulgação)

O que é adenoide?

Ao nascermos possuímos duas adenoides que podem ser localizadas no ponto posterior da garganta. Uma de cada lado da garganta, local onde se da a passagem da respiração e onde começa a comunicação com o ouvido.

Em alguns casos, as adenoides crescem excessivamente ou constantemente inflamadas, com infecções frequentes. Causando problemas de saúde e perdendo progressivamente a sua capacidade de proteção. Um dos problemas que pode causar é a dificuldade para respirar.

Adenoide
Adenoide: o que é? Como cura? (Foto: Divulgação)

Sintomas de adenoide

Quando as adenoides se encontram num tamanho excessivo são chamadas de hipertrofiadas. Já quando se encontram constantemente inflamadas ou com infecções, é chamado de adenoidite.

Alguns dos sintomas causados devido a esses problemas são:

1- Dificuldades na audição;

2- Dificuldade de respirar pelo nariz, respirando com frequência pela boca;

3- Roncos, pausas na respiração e tosse durante o sono;

4- Episódios frequentes de faringite, sinusite e otite;

5- Respiração ruidosa;

6- Alterações dentárias, como desalinhamento da arcada dentária e alterações do crescimento dos ossos da face.

7- Fala como se o nariz estivesse sempre obstruído;

Há também episódios em que a dificuldade de respirar, baixa oxigenação, durante o período de sono, causa problemas no desenvolvimento da criança. Podendo ocasionar em irritabilidade, dificuldade de concentração, falhas no crescimento, sonolência durante o dia, queda no rendimento escolar e hiperatividade.

Adenoide tratamento
Adenoide: o que é? Como cura? (Foto: Divulgação)

Como tratar as adenoides

O tratamento das adenoides inicia-se com o uso de antibióticos como amoxicilina. Também com corticoides e anti-inflamatórios.

Indicação de cirurgia

A cirurgia é indicada para paciente com um excesso muito elevado das adenoides e várias inflamações e infecções. Quando esse problema está causando vários problemas de saúde como perda da audição, apneia do sono, e uma obstrução nasal tão grave que a respiração só é possível pela boca. O primeiro passo é um exame feito no consultório médico mesmo, a rinoscopia. Após, haverá a solicitação de uma endoscopia nasal, raio x e tomografia da face. Após várias tentativas, de diversos tratamentos com antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios e um resultado insatisfatório será feito o encaminhamento para a cirurgia.

Realização da cirurgia Adenoidectomia, cirurgia para a retirada das adenoides é considerada tranquila e rápida. A cirurgia acontece pela boca do paciente. Após realizada a anestesia geral, a cirurgia dura em média dez minutos ou menos.

A adenoide não é totalmente retirada na cirurgia pois é impossível tecnicamente. Se realizada a cirurgia antes dos três ou quatro anos, a probabilidade de voltar a crescer no futuro é quase nula.

Geralmente, o paciente que realiza a cirurgia fica internado apenas um dia. Se tudo ocorrer de maneira correta, poderá voltar para sua rotina em uma ou duas semanas. É indicado, que nas primeiras semanas seja evitado o contato com pessoas com infecção respiratória.

Dessa maneira se você está sofrendo de algum sintoma citado no texto, o mais recomendado é que procure um médico para ver qual o melhor procedimento a ser tomado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *