Saude

Salto alto: os perigos para circulação




Salto alto pode causar vários problemas para o corpo, confira como ele age e como evitar esse problemas.

Por vários motivos, milhares de mulheres ao redor do mundo precisam usar salto alto diariamente, principalmente no trabalho. Dependendo do local, essa é uma exigência do tipo de emprego. Entretanto, ainda que muitas gostem e até usem com frequência sem nenhuma obrigação, o salto alto pode acabar prejudicando a saúde do corpo.

Caso você não saiba, usar salto alto com frequência pode até acabar causando hipertensão. Saiba mais sobre o uso do salto alto e os seus perigos para a circulação e para o corpo, a seguir.

Salto alto
 (Foto: Divulgação)

Problemas Circulatórios 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo comprovou que o uso do salto alto pode acabar causando problemas circulatórios, principalmente se o salto possuir mais de 3,5 centímetros. Os principais problemas que podem surgir são varizes, vasinhos, inflamações nas veias e trombose.

Isso acontece principalmente porque ao usar salto, a quantidade de sangue venoso na panturrilha é maior, o que acaba comprometendo a boa circulação. Tudo tende a ficar ainda pior se a mulher possuir uma predisposição ou fator hereditário para o problema.

Salto alto
Perigos para circulação! (Foto: Divulgação)

O que o uso de salto alto causa?

O uso do salto impede a ação da bomba venosa e dificulta o retorno venoso, o que pode causar todos os problemas mencionados. Especialistas ainda afirmam que saltos mais finos são os mais perigosos e que, se usados por muito tempo, qualquer tipo de salto pode mudar a conformação do pé.

Ao usar o salto, todo o equilíbrio do seu corpo fica por conta dos seus dedos e o indivíduo ainda encontra dificuldade para movimentar a planta do pé, o que prejudica ainda mais a circulação. Adolescentes estão começando a usar os saltos desde muito cedo, por isso é fundamental que os pais cuidem para que não comprem saltos muito altos. É comum vermos milhares de meninas reclamarem de dores nas costas e até mesmo outros problemas.

Salto alto
(Foto: Divulgação)

Hipertensão 

A panturrilha é muito importante, pois ela tem como função levar todo o sangue que já foi utilizado pelo corpo, de volta ao tórax. Sendo assim, quando o uso do salto interfere na contração da panturrilha, isso não pode ser feito. O que gera mais resíduo venoso na região, podendo provocar a hipertensão venosa e consequentemente varizes.

Para evitar esse tipo de problema, caso você não possa deixar de usar salto, é fundamental adotar algumas práticas e cuidados.

Salto alto
(Foto: Divulgação)

Como cuidar da saúde de suas pernas e da circulação

Caminhar é importante, mesmo de salto. Você não deve ficar muito tempo em uma mesma posição, isso também prejudica a circulação. É indicado também manter uma dieta saudável e praticar alguma atividade física, para sempre manter o seu peso.

Você também deve fazer massagens em suas pernas diariamente, preferencialmente após o banho, com o uso de cremes hidratantes. Você deve fazer a massagem no sentido do tornozelo para o joelho. Outro problema que pode dilatar os vasos é o uso de muito peso na circulação, por isso não passe do seu limite.

Sempre procure seu médico ao menor desses sintomas, não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o estimulante sexual, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.