Gripe Suína – sintomas, como cuidar e mais


A gripe H1N1, muito conhecida como gripe suína, é causada por uma mutação do vírus da gripe, tendo sintomas extremamente parecidos com a gripe, mas se tratando de algo muito mais sério. Quando não é descoberta cedo e tratada, a gripe suína pode causar uma série de complicações e ainda causar a morte, por isso é essencial estar atento aos seus sintomas e procurar ajuda médica quando for necessário.

Para completar, ainda se trata de uma doença contagiosa. O período de encubação do vírus é de 3 a 5 dias, sendo que logo após isso os sintomas começam a aparecer. É importante ressaltar que uma pessoa pode ter gripe suína assintomática, ou seja, sem sintomas. Durante esse período de incubação o paciente pode contagiar outras pessoas, até mesmo aqueles sem sintomas. Em crianças, o período de transmissão e contágio é de até 14 dias e em adultos, é de 7 dias. Conheça tudo sobre a doença a seguir!

gripe suínaCausas da Gripe Suína

O vírus H1N1 foi descoberto primeiramente em porcos, mas muito rapidamente se mostrou muito perigoso também a humanos. Se espalhou muito rapidamente pela falta de vacina e métodos para combater. A transmissão do vírus acontece da mesma forma que a gripe: tosse ou espirro, em sua maioria. Depois de estar infectada, os sintomas podem começar a surgir na pessoa em poucos dias.

gripe suínaSintomas da Gripe Suína

Como mencionamos no início, os sintomas dessa doença são extremamente parecidos com os de uma gripe, no entanto, observando com cuidado, podemos notar que a gripe suína também engloba alguns sintomas mais graves e complicações.


Uma pessoa com gripe suína irá sofrer dos seguintes sintomas: febre alta, fraqueza, diarreia, congestão nasal, tosse, dores musculares, dor na garganta, náuseas, vômitos, dor de cabeça, espirros, falta de ar e coriza. Um sintoma muito comum em pacientes com essa gripe é a insuficiência respiratória e, se não for tratada corretamente, pode levar à morte. As complicações da gripe suína são bem comuns em jovens.

gripe suínaTratamento para Gripe Suína

A principal forma de tratar essa doença, assim como qualquer outro tipo de vírus Influenza, que também é o da gripe, se dá por meio de um medicamento antiviral que só pode ser usado com prescrição médica. Assim como na gripe, os sintomas devem ser tratados com medicamentos como analgésicos e expectorantes, todos receitados pelo médico. Para se curar completamente, ainda é recomendado que o paciente fique completamente em repouso, beba bastante líquido e se alimente corretamente.

gripe suínaÉ essencial procurar um médico caso sinta os sintomas mencionados, pois somente um profissional na área conseguirá identificar a doença e iniciar o tratamento rapidamente. Em alguns casos, quem é diagnosticado com a gripe suína consegue melhorar, principalmente se seguir todas as recomendações médicas, é possível que consiga se curar completamente (principalmente quando descoberto ainda no início). Entretanto, em casos mais graves ou quando as recomendações não são seguidas, o paciente pode morrer. Quem tem a gripe suína pode ainda sofrer com complicações como pneumonia viral e bacteriana secundária.

Já falamos aqui também sobre a doença chamada calcanhar de maracujá, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Até a próxima.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *