Tosse Alérgica: por que ocorre? Como tentar evitar?


A tosse é um reflexo natural que ocorre no nosso sistema respiratório a fim de expulsar microrganismos que podem prejudicar nossas vias aéreas. Porém, algumas vezes a tosse pode acontecer devido a alguma alergia, sendo classificada como tosse alérgica.

A tosse alérgica é mais comum na primavera e no outono, surgindo sempre que entrar em contato com a substância que causa a alergia, podendo ser poeira, pólen ou pelos de animais, por exemplo.

Tosse AlérgicaQuais os causadores da tosse alérgica?

Uma tosse seca e persistente, a tosse alérgica é causada, principalmente, por agentes do meio ambiente. A alergia pode desencadear a tosse quando o indivíduo entra em contato com alguma substância que o nosso corpo considera estranha, assim, células específicas vão ser ativadas e produzirão um anticorpo contra essa substância. Quando os anticorpos localizam a substância considerada estranha, eles provocarão uma reação inflamatória, que pode gerar a tosse.

Os agentes causadores da tosse alérgica são muito conhecidos no nosso cotidiano, como o pólen das flores e árvores, poeira, fungos, perfumes, pelos de gatos ou cachorros, a poluição de modo geral e também alguns alimentos. As causas geralmente podem ser relacionadas a alergias respiratórias e, muitas vezes, o indivíduo sofre com rinite ou sinusite.

Tosse AlérgicaEntenda os sintomas da tosse alérgicas

A principal reação, como o nome sugere, é a tosse, que pode ocorrer de três formas: como tosse seca, sem catarro ou secreções; como uma tosse seca persistente, que ocorre várias vezes ao dia e frequentemente à noite; e, ainda, como uma tosse que irrita, ou seja, aquela tosse que parece que não vai ter fim.

Quem sofre com rinite ou sinusite, pode sofrer com outros sintomas, como coceira na garganta, coriza, olhos lacrimejando, espirros e irritações nos olhos, nariz, boca, garganta e pele. Muitas vezes, ainda, a pessoa pode sofrer de alguma alergia respiratória e não saber. Por isso, deve-se procurar um médico para que se faça os devidos exames e, caso o resultado seja positivo, fazer o tratamento adequado.


Tosse AlérgicaDiagnóstico e tratamento da tosse alérgica

Para encontrar o motivo da tosse, o médico poderá pedir um exame de raio-x do seu tórax e dos seios da face, além de um exame de sangue para verificar a dosagem de anticorpos alérgicos. Uma espirometria também pode ser solicitada.

Em alguns casos, podem ser exigidos exames mais específicos, como tomografia do tórax, endoscopia digestiva, broncoscopia, entre outros. Pode ainda, ser feito um teste de alergia para que a causa seja descoberta.

O tratamento será feito levando em consideração a causa da tosse, e normalmente é indicado que se faça uso de remédio anti-histamínico e evite o contato com a substância causadora da alergia.

Tosse AlérgicaFaça em casa o seu xarope caseiro

O xarope de própolis com mel, quando tomado diariamente, é um ótimo aliado contra a tosse seca, pois ele manterá a garganta hidratada e devidamente limpa, o que fará a tosse diminuir. Veja a receita:

Ingredientes:

– 3 gotas de extrato de própolis;

– 1 colher de sopa de mel.

Como fazer:

Misture os dois ingredientes e tome em seguida. O recomendado é que se tome de 2 a 3 colheres diariamente.

Mesmo que esse remédio acalme a tosse, o tratamento para a tosse alérgica não deve ser substituído. Sempre tome-o acompanhado dos remédios para a alergia que seu médico receitou.

Onde comprar xarope barato?

Em farmácias de manipulação como a Eficácia, o preço é excelente:

Para quem anda com a saúde em dia, sugiro ler sobre como fazer seu treino em casa.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *