Extrato de romã – quais seus benefícios?


Conheça todos os benefícios do extrato de romã e o bem que faz para sua saúde, confira

A romã é uma fruta rica em vários nutrientes e propriedades benéficas para nossa saúde de modo geral, mas infelizmente ainda não é tão consumida pelas pessoas. Cheia de proteínas e vitaminas que desempenham funções importantíssimas em nosso corpo, a romã e o seu extrato podem ser consumidos com frequência para uma qualidade de vida melhor.

Ela ainda possui ação antioxidante, podendo lutar contra os radicais livres e prevenir várias doenças. A seguir, conheça mais sobre o extrato de romã e os seus benefícios.

extrato de romãPropriedades da Romã

O extrato de romã mantém todas as propriedades da fruta, por isso é o mais recomendado para ser consumido. Em 100 gramas de extrato de romã, nós encontramos 17,2 gramas de carboidrato, 1 grama de proteínas, 259 mg de potássio e muito mais.

O extrato ainda é rico em vitamina C, vitamina K, ácido fólico, fibras e substâncias que geram a ação anti-inflamatória e antioxidante. Você pode consumir as sementes, o extrato ou a casca da romã.

Benefícios do extrato de romã

O extrato de romã apresenta vários benefícios para nossa saúde. O consumo de romã diariamente pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea em após duas semanas, o que pode contribuir para diminuir a pressão arterial. Ele também pode ser muito benéfico para pessoas com problemas renais, pois o potássio presente em sua composição diminui o risco das complicações que podem surgir nesse tipo de paciente.


Esse composto ainda pode ajudar a diminuir a reprodução das células cancerígenas em geral, podendo contribuir no tratamento do câncer de próstata e de mama, diminuindo também o risco de morte por causa desses tipos de câncer. Pode também ser usado no tratamento de doenças da gengiva, pois possui ação antibacteriana e antiviral, diminuindo a formação de placas na boca.

Ação anti-inflamatória 

O extrato de romã possui alguns antioxidantes que garantem a sua ação anti-inflamatória, o que significa que pode ser uma fruta muito útil para reduzir várias doenças geradas por inflamações, como as inflamações crônicas que englobam diabetes, câncer e outras doenças populares.

Esse extrato pode diminuir essas inflamações, assim como inflamações no trato digestivo. Estudos já foram realizados com diabéticos e, após 12 semanas, houve uma boa redução de inflamações no organismo, ingerindo 250 ml de romã todos os dias.

extrato de romãComo consumir o extrato de romã

Ele pode ser usado principalmente para fazer uma infusão, mas com as sementes e a casca você também pode preparar sucos. Você pode colocar o extrato de romã em ½ litro de água e deixar descansando por 10 minutos, sempre tampado. Depois é só coar e ir bebendo aos poucos.

Você também pode inserir a romã em si, na sua dieta. Consumir as sementes em lanches ou adicioná-las em saladas, é uma ótima opção. O melhor é que 100 gramas possuem menos de 80 calorias, então você não precisa ficar com receio de engordar e acabar saindo da dieta.

Já falamos aqui em outro artigo sobre um livro de receitas saudáveis que é muito interessante, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *