Saude

Artrose: como ocorre, sintomas e mais!


Artrose é uma doença que aparece na velhice, mas existem como cuidar antes que chegue, saiba tudo sobre ela!

Com o passar dos anos, nosso corpo começa a dar sinais de que está envelhecendo, e surgem algumas doenças que realmente podem incomodar. Já falamos sobre a menopausa e o max amora, mas hoje vamos nos dedicar a explicar tudo sobre a artrose. A artrose é uma doença também chamada de osteoartrite e, como ambos os nomes sugerem, ele ataca as articulações do corpo. A sua ação no corpo consiste no desgaste da cartilagem encontrada nas extremidades dos ossos, mas também pode danificar outras partes como os ligamentos e o líquido sinovial. O comprometimento dessas regiões acaba gerando diversos sintomas no corpo, como dor e inchaço. Isso porque o corpo e os ossos não são mais capazes de funcionar corretamente como deveriam.

A artrose pode acabar danificando qualquer junta do nosso corpo, mas ataca principalmente as articulações das mãos, da coluna e dos joelhos, além dos quadris. Obtenha mais detalhes a seguir.

artrose sintomas
Artrose: como ocorre? tem cura? (Foto: Divulgação)

Conheça as principais causas da Artrose

Há dois tipos de artrose: primária e secundária. A primária tem como causa o uso excessivo de uma articulação, mas também pode acabar surgindo devido ao envelhecimento natural. Ao usar repetitivamente as articulações durante vários anos, isso acaba desgastando a cartilagem, causando danos às articulações e provocando inchaços.

A artrose secundária nada mais é do que uma consequência de outras doenças ou condições. A obesidade, por exemplo, pode acabar gerando a artrose secundária no indivíduo. A diabetes e a artrite reumatoide também podem causar esse tipo de artrose. Para que você possa se tratar é essencial se consultar com o médico para que ele possa identificar qual o seu tipo da doença.

artrose sintomas
Artrose: como ocorre? tem cura? (Foto: Divulgação)

Sintomas da Artrose

A artrose não afeta outros órgãos do corpo, além das articulações. O sintoma mais comum da doença é uma dor na articulação afetada, uma dor que tende a piorar no final do dia. Outros sintomas comuns desse tipo de problema é inchaço, rangidos, calor e até mesmo limitação dos movimentos nas articulações que estejam afetadas.

Quando a pessoa fica muito tempo sem se mover, outro sintoma que pode surgir é a rigidez articular. Cada paciente sente os sintomas em uma intensidade, sendo que alguns podem até ficar debilitados, enquanto por outro lado outros podem viver normalmente.

artrose sintomas
Artrose: como ocorre? tem cura? (Foto: Divulgação)

Tratamento da Artrose

A artrose infelizmente ainda não há uma cura, entretanto há diversos tratamentos que ajudam a diminuir a dor e a manter os movimentos e a função circular do indivíduo. O tratamento se baseia principalmente no uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos simples, narcóticos, anti-inflamatórios não esteroides, entre outros.

Também é indicado que os pacientes com artrose façam terapias, pois assim obterão resultados melhores. É indicado fisioterapia e terapia ocupacional. Caso o tratamento convencional não melhorar os sintomas, o médico ainda poderá recomendar ao paciente outros métodos, como injeções de cortisona ou de ácido hialurônico.

artrose sintomas
Artrose: como ocorre? tem cura? (Foto: Divulgação)

Convivendo com a Artrose

Se você seguir corretamente o tratamento indicado pelo seu médico, poderá levar uma vida normal. É fundamental que pacientes diagnosticados com artrose façam exercícios físicos e fisioterapia, pois ambos ajudam a prevenir a perda ou a limitação dos movimentos, além de evitar também a fraqueza muscular. É claro que o indivíduo deve dar prioridade a exercícios de baixo impacto articular e que foquem principalmente no fortalecimento muscular.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *