Benefícios do Abacate – conheça todos!


Abacate é uma fruta com excelente propriedades pro corpo. Confira todos os benefícios do abacate

O abacate é uma fruta rica em vários nutrientes e muito benéfica para o nosso corpo. O seu consumo pode te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor. O abacate pode ser consumido de diferentes formas, além de ser combinado com outras frutas.

Cerca de 150 gramas de polpa do abacate possuem 240 calorias, 22 gramas de gorduras, 13 gramas de carboidratos, 10 gramas de fibras e 3 gramas de proteínas. Ele possui gorduras como ômega 3 e ômega 6 que também são extremamente benéficas. A seguir, confira todos os benefícios do abacate.

benefícios do abacateBenefícios do abacate para a saúde

O abacate tem como principal função aumentar a absorção de carotenoides, pigmentos que agem como antioxidantes e precursores da vitamina A em nosso organismo. Os carotenoides geralmente estão presentes em alimentos como mamão, cenoura, batata-doce, manga, beterraba e vários outros. O consumo de abacate potencializa a absorção dos carotenoides.

Apesar deste ser um benefício bem marcante, o abacate desempenha centenas de outras funções que beneficiam nosso corpo!

benefícios do abacate


É bom para a saúde cardiovascular

O abacate, consumido com frequência, pode prevenir e combater diversas doenças cardiovasculares, além de melhorar os níveis de colesterol ruim e também diminuindo os níveis de estresse. Isso acontece devido à composição lipídica do abacate, ou seja, suas gorduras monoinsaturadas que também melhoram a função cerebral e contribuem para a renovação das células.

Os fitoesteróis do abacate possuem papel anti-inflamatório que também previne as complicações cardiovasculares.

Diminui o estresse e combate o câncer

O abacate possui glutationa que atua como uma bloqueadora de vários agentes cancerígenos, o que torna essa fruta muito indicada para todas as pessoas. Essa mesma substância também diminui os efeitos do cortisol, um hormônio geralmente ligado ao estresse. Com esse hormônio diminuído, você pode sofrer menos com o estresse.

Quando o cortisol está presente em grandes quantidades ele também pode prejudicar a perda de peso.

benefícios do abacateContribui para a perda de peso

O abacate é rico em fibras, sendo elas fundamentais para quem deseja perder peso, pois aumentam a saciedade, o que resulta em menos calorias sendo consumidas. Além disso, as fibras também ajudam no trânsito intestinal. As gorduras monoinsaturadas que também encontramos no abacate ajudam a diminuir a gordura abdominal.

O abacate também possui um baixo índice glicêmico, evita picos de glicemia e insulina, sendo um grande aliado para quem deseja emagrecer. Ele pode ser incluído em sua alimentação sem medo.

Outros benefícios do abacate

O chá com as flores de abacate pode ser consumido para regular a menstruação. Por ser rico em vitamina A, ele contribui para a melhora da visão. O abacate também pode ajudar a eliminar as caspas, fornece força e brilhos aos fios.

Ele é rico em vitaminas do complexo B que ajudam a equilibrar hormônios que são responsáveis pelas atividades cerebrais do sono. O abacate possui vários antioxidantes que diminuem os efeitos dos radicais livres e por isso acaba contribuindo para evitar o envelhecimento precoce, além de tratar a pele e contribuir para seu rejuvenescimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *