Dexametasona: pra que serve,efeitos, como funciona e mais!


Aprenda tudo sobre os efeitos da dexametasona, como atua no corpo e muito mais!

Em nosso cotidiano, é comum que as pessoas sofram com irritações e inflamações na pele por diversos motivos. E com isso, as pessoas acabam tendo de apelar para medicamentos e pomadas na s farmácias. O Dexametasona também é conhecido no mercado como Decadron, o remédio tem efeito positivo contra inflamações e alergias em várias partes do corpo, seja ela externa ou interna. Além de eficaz, ele apresenta poucas contraindicações, ou seja, pode ser utilizado pela maioria das pessoas sem causar complicações.

Como funciona Dexametasona comprimido?

para que serve dexametasona

O Dexametasona comprimido funciona no organismo fortalecendo o sistema imunológico e combatendo os mais variados tipos de alergias e infecções. Além da eficiente e da cura rápida, ele pode ser comprado em creme para tratamento de alergias e infecções de pele e também em forma de comprimidos, para tratar de inflamações. Ela é um glicocorticóide sintético usado principalmente por seus potentes efeitos antiinflamatórios. Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico (das substâncias eletrolíticas como os sais do organismo) é leve. Ela é utilizada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticóides.

Composição DEXAMETASONA (0.1MG/1ML)
RMS 1.5584.0253.002-1

Quando os danos causados por qualquer um dos problemas de saúde citados tomam proporções muito grandes e o corpo necessita de uma dose maior de Dexametasona, o medicamento é utilizado em sua forma injetável. O contato direto com o sangue permite que a absorção da substância seja melhor e o efeito contra a inflamação ou alergia ainda mais positivo.

Preço e Onde comprar mais barata

O medicamento somente é vendido com receita médica. Nas drogarias Pacheco você encontra excelentes preços, clique e confira:

comprimido de dexametasona

Indicações

A pomada é indicada para alergias e inflamações na pele. Já o tratamento via oral é reservado para quando as inflamações atingem os olhos, as mucosas, glândulas, pulmões, sangue, estômago e articulações. Um dos principais fins desse medicamento é para o tratamento de artrite e artrose.A resposta do paciente varia de pessoa para pessoa.

psoriase pomada decafron

Interações Medicamentosas, Reações adversas e Contraindicações

O Dexametasona pode provocar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, portanto, não deve ser utilizado por pessoas que sofrem de diabetes. Pessoas que possuem doenças renais e hepáticas devem ter cuidado ao realizar o tratamento através desse medicamento, é importante consultar um especialista para garantir que não haverá riscos. Reações alérgicas devem ser cuidadosamente observadas.

Náuseas, dor de cabeça, inchaço, enfraquecimento dos ossos e maior probabilidade de desenvolver infecções também são um dos possíveis efeitos colaterais. Porém, vale lembrar que eles só se manifestam se o uso do medicamento for incorreto, durante muito tempo ou com doses excessivas.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS


Deve-se utilizar a menor dose possível deste medicamentopara controlar afecção em tratamento e, quando possível à redução posológica, que deve ser gradual. Corticosteroides podem exacerbar infecções fúngicas sistêmicas e, portanto, não devem ser usados na presença de tais infecções a menos que sejam necessários para controlar reações da droga devido a anfotericina B. Além disso, existem casos relatados em que o uso concomitante de anfotericina B e hidrocortisona foi seguido de aumento do coração e insuficiência congestiva.

pomada dexaRelatos da literatura sugerem uma aparente associação entre o uso de corticosteroides e ruptura da parede livre do ventrículo esquerdo após infarto recente do miocárdio; portanto, terapêutica com corticosteroides deve ser utilizada com muita cautela nestes pacientes.

Doses médias e grandes de hidrocortisona ou cortisona podem causar elevação da pressão arterial, retenção de sal e água e maior excreção de potássio. Tais efeitos são menos prováveis de ocorrerem com os derivados sintéticos, salvo quando se utilizam grandes doses. Pode ser necessária a restrição dietética de sal e suplementação de potássio. Todos os corticosteroides aumentam a excreção de cálcio.

Uso de Acetato de dexametasona na gravidez e amamentação

Por razões de segurança, este medicamento só deve ser usado na gravidez se houver acompanhamento médico e os benefícios justificarem os possíveis riscos do tratamento.

Não aplique este medicamento nas mamas antes da amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Dexametasona tratamento – como consumir?

O consumo desse medicamento deve respeitar a orientação e receita médica, como qualquer outro medicamento, ele pode causar danos a saúde se utilizado de maneira irregular. Além disso, cada quadro necessita de um cuidado diferente, sendo necessário avaliar gravidade da inflamação e o estado de saúde do individuo para administrar as doses, que geralmente são diárias.

No caso do creme feito à base desse composto o uso apresenta menos riscos e pode ser feito sob orientação de um farmacêutico. Bastar aplicar a pomada no local afetado por alergias e dermatites. A pele deve estar limpa.

IMPORTANTE – reações adversas da dexametasona

Distúrbios líquidos e eletrolíticos: retenção de sódio, reten- ção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, perda de potássio, alcalose hipocalêmica, hipertensão.

dexametasona

Músculo-esqueléticas: fraqueza muscular, miopatia esteroide, perda de massa muscular, osteoporose, fraturas por compressão vertebral, necrose asséptica das cabeças femorais e umerais, fratura patológica dos ossos longos, ruptura de tendão.

Gastrintestinais: úlcera péptica com eventual perfuração e hemorragia subsequente, perfuração de intestino grosso e delgado, particularmente em pacientes com doença intestinal inflamatória, pancreatite, distensão abdominal e esofagite ulcerativa.

Dermatológicos: retardo na cicatrização de feridas, adelgaçamento e fragilidade da pele, petéquias e equimoses, eritema, hipersudorese, possível supressão das reações aos testes cutâneos, reações cutâneas outras, tais como dermatite alérgica, urticária e edema angioneurótico.

Vale lembrar que o uso não deve ser cogitado quando a pele é afetada por fungos ou bactérias que causam infecções, a presença de corticoides na composição favorece a proliferação desses seres e pode agravar ainda mais o quadro. Não utilize esse medicamento sem seu médico autorizar, não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Gostaram das dicas pessoal?

Lembrando que todo medicamento só deve ser utlizado com devida prescrição médica, ok? pra quem quer emagrecer sugiro ler nosso artigo sobre a sibutramina.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!


3 comments

  1. Luciana Alves

    Estou tomando dexametasona a medica mandou toma 1 cartela de 4mg para fazer 40mg .
    So que na primeira dose tomei às 9:00 manhã quando deu 11:00 da manhã estava com o corpo todo cheio de pintas avermelhada no corpo e sinal de reação da medicação ou nao ja estou na terceira cartela e não as pintas ainda .
    Tenho que volta na medica dia 11/01/19
    O que vc acha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *