Saude

Sintomas de Pneumonia: conheça os principais!




Sintomas de pneumonia podem aparecer sem aviso, é bom ficar por dentro, confira quais os mais conhecidos.

A pneumonia é uma doença muito conhecida e preocupante, mas ainda existem pessoas que desconhecem os seus principais sintomas. Saber reconhecê-los é fundamental para que você possa ir ao médico logo quando perceber a doença, pois assim o tratamento é mais fácil e eficaz.

A pneumonia é uma doença que pode levar a óbito se não for tratada a tempo e se o tratamento não for eficaz para o organismo do indivíduo.

Sintomas de Pneumonia
Sintomas de Pneumonia: conheça os principais! (Foto: Divulgação)

Pneumonia

A pneumonia trata-se de uma doença respiratória que pode ser causada tanto por bactérias, quanto por vírus ou fungos. Ela é uma doença contagiosa que acaba gerando inflamação do pulmão e acaba provocando o acúmulo de líquidos nos alvéolos pulmonares. Ela também pode afetar diferentes regiões do pulmão.

A pneumonia possui vários sintomas que podem ser confundidos com uma alergia, gripe ou resfriado, mas é fundamental saber identifica-los e também conhecer os demais sintomas, para que o tratamento seja iniciado rapidamente. Os sintomas podem surgir de forma repentina ou gradual, e aparecem geralmente quando o sistema imunológico está enfraquecido. É comum pessoas desenvolverem a pneumonia após um resfriado ou uma gripe que não foi totalmente curada.

Sintomas de Pneumonia
Sintomas de Pneumonia: conheça os principais! (Foto: Divulgação)

Veja os principais sintomas da Pneumonia

Há diferentes tipos de pneumonia, pois como mencionamos, ela pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus. O tipo mais comum é o da pneumonia causada por bactérias, cujos sintomas vocês saberão em breve. De forma geral, os sintomas de todos os tipos de pneumonia são semelhantes, por isso não hesite em procurar ajuda médica.

Os principais sintomas da Pneumonia são os seguintes: suor noturno, respiração rápida, febre acima de 37,5ºC, tosse seca, cansaço frequente, dores musculares, dificuldade para respirar ou falta de ar, tosse com catarro ou sangue, dor de cabeça que não vai embora, dor no peito. Os sintomas ainda variam de acordo com a idade do paciente.

Sintomas de Pneumonia
Sintomas de Pneumonia: conheça os principais! (Foto: Divulgação)

Sintomas da Pneumonia em um bebê

O bebê tende a apresentar os mesmos sintomas, mas como eles se comunicam de outra forma, podem desenvolver outros sintomas, como choro excessivo e fácil.

Nos bebês a pneumonia também pode apresentar sintomas como olhos com secreções, vômitos, diarreia, respiração curta e rápida, tosse forte com catarro, febre e dificuldade para dormir. A pneumonia em bebês geralmente pode ser tratada com o uso de antibióticos e nebulizações, mas nunca medique o bebê sem acompanhamento médico.

Sintomas de Pneumonia
Sintomas de Pneumonia: conheça os principais! (Foto: Divulgação)

Diagnóstico de Pneumonia

Para diagnosticar a doença, o médico tende a avaliar os sintomas e também aplicar um exame de raio-X no indivíduo para que assim possa verificar o estado dos pulmões. No entanto, o médico pode solicitar outros exames, como exame de sangue ou exame de catarro. O mesmo é aplicado em bebês, crianças e idosos.

Sintomas de Pneumonia
Sintomas de Pneumonia: conheça os principais! (Foto: Divulgação)

Tratamento para Pneumonia

O tratamento ideal para a doença é fazer uso de antibióticos receitados pelo médico, mas também é importante se alimentar corretamente, dando preferência para alimentos que aumentem a imunidade do corpo. O tratamento é feito em casa, com o paciente ingerindo os medicamentos e seguindo todas as instruções.

Crianças menores de 1 ano e idosos com mais de 70 anos que tenham algum outro problema podem ter que ficar no hospital para o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.