Saude

Garganta Inflamada: Sintomas, Causas e como tratar!


Garganta inflamada está diretamente relacionada aos casos de resfriado ou gripe, mas pode esconder mais coisas. Saiba as causas do problema e confira dicas de tratamento.

Aqui em nosso site, sempre falamos dos problemas que afligem o nosso corpo. E hoje vamos falar sobre um dos mais comuns que ocorrem: a dor de garganta, ou garganta inflamada.

A dor de garganta é algo incômodo e doloroso. O paciente sente desconforto para se alimentar e até mesmo engolir a saliva. Para amenizar o sintoma é necessário identificar as causas do problema e tratar, tanto com remédios ou com métodos naturais.

Garganta inflamada – por que ocorre?

A garganta inflamada, como o próprio termo já diz, é resultado de uma inflamação na garganta. Entre as causas mais comuns, vale destacar as infecções virais, como gripe, laringite, faringite e amigdalite.

Em geral, a dor de garganta dura uma semana. Durante esse período, o paciente deve evitar contato com substâncias que agravam a inflamação, como é o caso do cigarro. Os especialistas também recomendam não forçar a voz ou respirar pela boca (esse hábito leva bactérias para a garganta).

Em 30% dos casos de garganta inflamada, a causa está associada a uma origem não infecciona, como é o caso da rinite alérgica, uso excessivo da voz e baixa umidade do ar. Já 50% dos casos estão atrelados a uma origem viral, como gripe e resfriado. O restante, que representa 20%, tem origem bacteriana.

Garganta Inflamada na Gravidez

A a atenção aqui deve ser redobrada, pois a garganta inflamada na gravidez normalmente é tratada através da adoção de algumas medidas caseiras, sem quaisquer contraindicações para gestantes. Entretanto, por vezes a gravidade da inflamação pode obrigar à toma de medicamentos. Porém, esta toma tem de ser indicada pelo médico obstetra, já que existem remédios contraindicados para as gestantes, que podem causar problemas no crescimento e desenvolvimento do bebé, ou até mesmo provocar malformações no mesmo.

Tratamento para garganta inflamada

Você está sofrendo com uma inflamação na garganta e não sabe o que fazer? Veja a seguir algumas dicas para tratar o problema:

Tratamento com remédios

Existem alguns remédios que são usados com frequência para tratar dor de garganta, como é o caso do Cataflam, Coristina D, AAS, Alivium, Diclofenaco, Naldecon e Nisulid. Antes de optar pela automedicação, lembre-se de consultar um médico.

Spray de própolis

O spray de própolis é uma boa opção para quem deseja aliviar a dor de garganta, sem necessariamente encarar um tratamento medicamentoso. A própolis se destaca como um dos melhores produtos da colmeia, afinal, funciona como um verdadeiro antibiótico natural.

Gargarejo com água morna e sal

A sua dor de garganta está insuportável? Então pode ser o momento certo de fazer um gargarejo com água morna e sal. Essa mistura não cura a inflamação, mas alivia a dor consideravelmente.

Chá de gengibre

O chá de gengibre possui propriedades que ajudam a combater infecções. Para preparar a infusão, basta ferver 1 xícara de água e misturá-la com 1 cm de gengibre. Deixe o chá descansar por 5 minutos. Coe e beba no mínimo duas vezes ao dia.

Gargarejo com sálvia

A sálvia é um santo remédio para dor de garganta porque tem propriedades anti-inflamatórias. Prepare um chá com essa erva e espere ficar morno. Depois, é só usar a infusão para fazer gargarejo.

Mel quente com limão

Experimente aquecer o mel. Em seguida, misture algumas gotas de limão. Tome essa mistura várias vezes por dia, a fim de aliviar os sintomas de inflamação na garganta.

Importante

Sempre procure seu médico ao senti qualquer umd esses problemas. As informações aqui contidas são de domínio público na Internet. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas

E aí? Você conhece outro remédio caseiro para garganta inflamada? Deixe a sua dica nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *