Chá de alecrim: efeitos e benefícios pro corpo


Chá de alecrim tem excelente propriedades pro corpo, conheça todas elas

O alecrim possui propriedades medicinais que são extremamente benéficas para o corpo e o tornam muito usado através do seu chá. A planta de alecrim era usada pelos gregos, hebreus e diversos povos para tratar problemas de memória, infecções, para estimular a circulação e muito mais.

O seu chá possui benefícios imensos, sendo muito indicado para fortalecer o sistema imunológico, reduzir os danos causados pelos radicais livres, entre outras ações. A seguir, conheça as propriedades do alecrim, assim como seus efeitos para o corpo.

Chá de alecrim: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Principais propriedades do Alecrim

O alecrim é recheado de propriedades que fazem bem para a saúde e contribuem para centenas de ações. Ele possui ação antisséptica, expectorante, estimulante, antiespasmódica, diurética, descongestionante e ainda pode ser usado como um relaxante muscular. Todos os benefícios provocados pelo chá de alecrim estão ligados diretamente com as substâncias presentes em sua fórmula e seus compostos ativos, como mirceno, borneol, pineno e cânfora.

A infusão com alecrim é capaz de manter esses compostos ativos intactos, por isso nós conseguimos usufruir de todos os benefícios da planta.

Chá de alecrim: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Veja os benefícios do alecrim

Estudos comprovaram que o alecrim pode ser muito benéfico para a memória, devido ao cineol. Esse composto tem a capacidade de inibir determinadas enzimas que atuam degradando a acetilcolina, um neurotransmissor que atua nas tarefas de aprendizado e memorização.

O chá de alecrim ainda é antibactericida, por isso ao ingerir você está fortalecendo as linhas de defesa do seu organismo. Dessa forma, o chá de alecrim impede doenças causadas por bactérias, assim como possui ação eficaz contra infecção fúngicas. O chá de alecrim possui ação antioxidante, por isso combate os radicais livres e acaba prevenindo o envelhecimento precoce. Ele ainda trata a indigestão, ajuda a prevenir o câncer, melhora a circulação sanguínea, diminui o estresse, pode ser usado como um tratamento natural para o couro cabeludo, protege a visão e melhora o humor.

Chá de alecrim: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Como comprar cha de alecrim

Ele é vendido em algumas lojas, como por exemplo a eficácia, clique e confira:

Como preparar o chá de alecrim

Para preparar o chá de alecrim você deve obter os seguintes ingredientes:

– 4 xícaras de água;

– 1 ramo de alecrim orgânico;

– 1 colher de chá de mel;

– 1 limão.

Ferva a água em uma panela, adicione o alecrim e deixe até que o alecrim solte suas substâncias. Adicione o mel. Deixe amornar, adicionar o limão e beba em seguida. O chá deve ser consumido logo após o seu preparo para que você possa usufruir de todas as propriedades benéficas. Evite adoçar. Experimente plantar alecrim em casa, pois o ramo fresco tende a trazer muito mais benefícios do que o comprado.

Chá de alecrim: efeitos e benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Indicações do Chá de Alecrim

O chá de alecrim é extremamente benéfico para a saúde, entretanto, caso esteja fazendo uso de qualquer medicamento, é indicado que você converse com o seu médico antes de tomar o chá. O mesmo é indicado para mulheres grávidas e que amamentam, sempre devem conversar com o médico antes de ingerir qualquer substância diferente. De modo geral, o chá pode ser consumido com regularidade.

Pra quem quer emagrecer, sugiro ler sobre a sibutramina e seus perigos.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *