Saude

Dicas de Saúde para crianças


Conheça algumas dicas de saúde para crianças que podem ser bem úteis, confira!

Alguns hábitos devem ser aplicados desde a infância, pois pequenas atitudes podem ajudar a combater doenças e a manter a saúde das crianças. Porém, sabemos que esses cuidados com os pequenos já são tomados desde a gravidez, através do pré-natal e todos os cuidados que a mãe toma antes do nascimento.

Depois que o bebê nasce os cuidados só aumentam. Criar hábitos saudáveis e fazer com que a criança se acostume com eles desde cedo vai ser essencial para que ela tenha uma boa saúde durante toda a vida. Veja agora algumas dicas para manter a saúde do seu pequeno sempre em alta.

Como manter a saúde das crianças

Amamente até, pelo menos, os 6 meses de idade. O leite materno é o alimento mais completo que existe, ele possui todos os ingredientes que a criança precisa para criar anticorpos e manter a sua saúde protegida. Além disso, o leite materno ainda pode proteger a criança contra alergias, anemias e previne a obesidade infantil, que é um mal muito comum nos dias de hoje.

Ensine ao seu filho que todos os alimentos são bons. Depois dos 6 meses de idade, você já pode incluir novos alimentos na dieta do seu bebê através de papinhas e pequenos sólidos. Os bebês precisam de todos os nutrientes, principalmente ferro, por isso, ofereça para ele todos os alimentos saudáveis possíveis, até mesmo os que você não gosta. Faça isso gradualmente, fazendo com que o bebê se acostume com todos os alimentos. Introduza primeiro as frutas e legumes, depois as proteínas e, aos poucos, os carboidratos.

dicas de saúde para crianças

Lembre-se que cada fase possui uma alimentação adequada. O bebê vai se acostumar com todos os alimentos que você incluir na rotina dele, quando esses alimentos são saudáveis, ele não vai precisar de reeducação alimentar quando chegar na fase adulta. Mantenha uma alimentação adequada para cada fase de crescimento, com nutrientes como o cálcio, sais minerais, vitaminas e proteínas.

Mantenha a carteira de vacinação em dia. A nossa principal proteção contra os mais diversos tipos de doenças é através das vacinas. Não acredite em boatos que dizem que elas são ruins para os pequenos, as vacinas são essenciais para a proteção do organismo do seu filho. Males como sarampo, catapora e poliomelite podem ser evitados com essa pequena ação que não demora nada para ser feita.

dicas de saúde para criançasOutras dicas importantes

Deixe o seu filho brincar ao ar livre. Essa é a melhor maneira que o seu filho terá de se proteger contra bactérias naturais, desenvolvendo seu sistema imunológico. Deixe-o brincar e se sujar à vontade, o contato com a natureza faz com que ele estimule ainda mais a sua criatividade.

Mantenha o sono em dia e tenha boas noites de sono. Cada criança possui um tempo de sono ideal durante a fase de crescimento, pois ele é cerca de metade dos nutrientes que ela vai precisar. O momento em que o corpo se recupera é também o momento em que ele mais se desenvolve, por isso, mantenha sempre uma rotina de horários para dormir e acordar.

Por último, sempre converse sobre saúde e alimentação com o seu filho. A melhor maneira de educar o seu pequeno é através de informações. Sempre que você conseguir, fale com seu filho sobre alimentação e sobre saúde em um clima amigável, assim, ele se tornará um adulto ciente das maneiras de se manter uma boa saúde.

Já falamos aqui em outro artigo sobre os benefícios da semente de chia pro corpo, sugiro a leitura.

Até a próxima. Se quer ler sobre algo e não encontrou, digite nos comentários.

Referencias: Revista Crescer


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *