Saude

Termometro Infravermelho causa danos ao corpo ? [FAKE]




Corrente no whatsapp e videos na Internet diziam que termometro infravermelho causa danos ao corpo, mas especialistas explicam a verdade

com a pandemia do corono virus, muitos estabelecimentos e até clinicas médicas, tem utilizado os termometros infravermelhos para que não seja necessário encostar em ninguem, diminuindo assim o risco de contágio ao medir a temperatura da pessoa. Mas tem circulado na internet, vários vídeos e relatos, dizendo que o termometro infravermelho causa danos ao corpo. O que será que tem de verdade nessa história? Seria isso boato ou realmente procede? Vamos analisar e informar abaixo.

Termometro Infravermelho causa danos ao corpo ?

Bom, tudo começou como mensagem na internet e se espalhou pelo WhatsApp como sempre.De acordo com essa peça de desinformação, ela afirma ainda que a medição da temperatura no pulso é “mais precisa” e que a glândula pineal fica “no centro da testa”, o que não é verdade; e que ela “influencia o desenvolvimento sexual” e tem “atividade antioxidante”, tópicos sobre os quais não há consenso na ciência. a mensagem diz que o termometro infravermelho causa cancer, dentre outros fatos supostamente “alarmantes” , o que por si só já soa estranho, mas como toda mensagem falsa ela pede que se compartilhe e se espalhe.

Termometro Infravermelho causa danos ao corpo

No Facebook, a peça de desinformação reunia ao menos 2.400 compartilhamentos nesta sexta-feira (14). O conteúdo foi marcado com selo FALSO na ferramenta de verificação da rede socia

O que dizem os especialistas?

Consultado pela CBN, o clínico geral e o cardiologista Marcelo Sampaio, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que o uso deste tipo de termômetro é seguro. “Esse termômetro mede a temperatura de forma rápida e sem encostar nas pessoas. É um método bastante seguro, embora às vezes haja alguns problemas de precisão (da temperatura). Claro que não deve ser aplicado diretamente nos olhos, porque pode existir a possibilidade de lesões. Sobre a ocorrência de câncer, não existem relatos. Pelo contrário, o infravermelho é usado em alguns tratamentos oncológicos”, explica o médico.

O neurocirurgião Paulo Honda, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), disse que a aferição feita pelo termômetro infravermelho é de superfície, incapaz de atingir qualquer parte do sistema nervoso central. Ao ser questionado se esses aparelhos podem emitir alguma radiação que provoque danos cerebrais, afirmou que não. “A luz emitida pelos termômetros digitais é a ultravioleta, diferente de substâncias radioativas e incapaz de causar dano cerebral”, respondeu.

O neurorradiologista Leonardo Macedo, secretário executivo da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR), também afirmou à reportagem que não há evidências científicas de que o termômetro infravermelho cause danos cerebrais.

Importante

Sempre leia com atenção as noticas e desconfie de tudo que é passado pelo whatsapp sem citar as fontes e sem confirmação. Muitas vezes a pessoa posta isso somente para ganahr cliques e acessos e seu site, com zero compromisso com a verdade.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenha ficado claro que essa historia de que o termometro infravermelho causa danos ao corpo é pura corrente de whatsapp e nao tem nada de verdade.

Já falamos aqui em outro artigo sobre os problemas de vicio em celular, sugiro a leitura do artigo

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Referências – Agencia LupaAosfatos.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.