Como acabar com sapinho?


Doença conhecida como sapinho é mais comum do que se imagina, aprenda como acabar com o sapinho de forma fácil e rápida.

O sapinho é uma candidíase oral que pode surgir na boca ou na língua, tanto em pessoas adultas como em bebês. É um problema que pode ser resolvido em poucos dias e não precisa de muita preocupação. Entretanto, nem todos sabem como acabar efetivamente com o sapinho e é para isso que servem determinados produtos e hábitos.

A principal forma de acabar com o sapinho é com preparos caseiros que utilizam de ingredientes naturais. O sapinho também pode surgir no céu da boca e na parte interna das bochechas e possui um tratamento bem fácil. No entanto, se não for tratado, o fungo causador pode atingir outras partes do corpo como o pulmão. A seguir, veja como tratar o sapinho.

como acabar com o sapinhoQual o principal tratamento para sapinho?

O tratamento para sapinho pode ser recomendado pelo médico e geralmente consiste em bochechos e deglutição de nistatina, cerca de 4 vezes por dia. O tratamento deve durar uma semana, mas caso o paciente não apresente melhorias, será recomendado o consumo de outro medicamento em cápsulas.

Os médicos dão ainda algumas recomendações que devem ser seguidas pelo paciente para que a recuperação aconteça mais rapidamente. É recomendado, por exemplo, escovar com regularidade os dentes e manter a higiene bucal, assim como evitar o cigarro, caso fume. Outra recomendação do médico é evitar bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcares.

O problema também pode atacar bebês e, nesses casos, os responsáveis devem ficar atentos e manter a chupeta sempre bem higienizada, assim como mamadeiras e qualquer outra coisa que seja levada à boca do bebê.


como acabar com o sapinhoTratamentos caseiros recomendados para sapinho

É importante destacar que você sempre deve buscar ajuda médica, mas há também alguns tratamentos caseiros, com ingredientes naturais, que podem contribuir para o tratamento de sapinho e para uma melhora mais rápida.

Um exemplo de tratamento caseiro para sapinho é com a famosa babosa. Ela possui propriedades bactericidas e fungicidas que irão aliviar o problema. Para usar, basta retirar o gel da planta e aplica-lo sobre o local e deixar por uma hora, tempo em que você deve evitar o consumo de bebidas e alimentos.

Outra opção de tratamento caseiro é com alho, pois ele também possui propriedades antifúngicas e é um antibiótico. Ele irá impedir que novos fungos cresçam e também irá manter o seu sistema imunológico mais forte. O dente de alho deve ser colocado entre a bochecha e a gengiva, agindo por uma hora.

Chá para tratar sapinho

Se você preferir, também pode preparar um chá para tratar o problema. Os ingredientes necessários são:

– 250 ml de água;

– Cascas de 1 romã.

Ferva a água, desligue o fogo e adicione as cascas de romã. Tampe e deixe descansar até esfriar, depois umedeça uma gaze no chá e aplique sobre o sapinho. Deixe agir por 10 minutos e depois lave com água corrente. Esse chá é mais indicado para sapinho em bebês. O chá pode ser aplicado diariamente durante uma semana e, caso não surte resultado, procure o médico.

Importante

Sempre procure seu médico ao menor sinal do sapinho, as informações aqui contidas são de domínio público na internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Já falamos aqui também sobre pomadas para hemorroida, espero que o artigo seja útil.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *