Nomofobia: como tratar o vicio em Tecnologia


Nomofobia afeta mais pessoas do que se imagina. Veja se você não é uma dessas pessoas

Hoje em dia as pessoas estão cercadas de tecnologia, elas vieram e tornaram a vida de todos muito mais facilitada. As pessoas passaram a se comunicar de forma mais frequente se conectando aos 4 cantos do mundo. Através da tecnologia, hoje em dia é possível fazer chamadas de vídeos com pessoas nos extremos, como por exemplo, no Brasil e no Japão. As pessoas se falam e se veem em tempo real.

Porém além das facilidades a tecnologia também trouxe alguns legados que estão tornando as pessoas doentes, dependentes dela, como é o caso da Nomofobia. Confira tudo sobre essa doença no artigo.

nomofobiaO que é Nomofobia?

Nomofobia (vício em celular) é uma doença que surgiu com o uso das novas tecnologias e se trata do medo excessivo de ficar sem celular. O medo é tanto que pode ser caracterizado como uma fobia, pânico de ficar sem o aparelho. O que chama a atenção é que esse tipo de transtorno pode trazer sérias consequências para a saúde.

nomofobiaSintomas da Nomofobia

Pessoas que sofrem com o transtorno de Nomofobia apresentam os seguintes sintomas:


– Estresse;

– Medo;

– Ansiedade;

– Ataque de pânico só ao pensar em sair sem celular;

– Tremores,

– Tontura;

– Sudorese;

– Dificuldade para respirar;

– Aceleração da frequência cardíaca;

– Dor no peito;

– Náuseas.

Esse é um tipo de dependência psicopatológica, muito mais séria do que se imagina, pois ela vai além de uma simples fobia. Ter dificuldade nos relacionamentos sociais e baixo-autoestima são sintomas que podem levar a nomofobia. O que vicia é a recompensa das redes sociais a reação das pessoas com likes no facebook, coraçõezinhos no Instagran, os views nos vídeos do Youtube, pois as pessoas sentem-se satisfeitas e felizes como que instantaneamente. Isso que vicia!!!

nomofobiaComo tratar a Nomofobia

A nomofobia deve ser tratada por um especialista para que o mesmo possa diagnosticar o problema e dar início ao tratamento para se desviciar do celular. Algumas pessoas conseguem sozinhas se livrar do vício do celular através de busca por outros interesses, ter momentos com pessoas sem usar as mídias ou tirar fotografias para ter que postar nas redes sociais. Se livrar desse problema não é fácil, afinal é um vício prejudicial e pode levar pessoas a depressão profunda. Por isso busque ajuda, assim que você observar as suas reações de dependência do celular fique atento, pois você pode estar desenvolvendo transtorno de Nomofobia.

Já falamos aqui também sobre o calcanhar de maracuja, sugiro a leitura.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *