Saude

Cerveja Causa Cirrose? Veja o que ela pode fazer com seu Fígado!




Conheça os problemas que o consumo exagerado dessa bebida pode trazer e se a cerveja causa cirrose mesmo.Confira aqui!

No mundo atual, o consumo de bebidas alcóolicas como a cerveja e principalmente entre os jovens, tem aumentado bastante. Muita gente acredita que devido ao fato da cerveja ter pouco teor alcóolico, ela não traz grandes problemas ao corpo. Mas isto é um engano e dentre outros problemas, a cerveja causa cirrose e outras doenças. Mas se você nem sabe do que se trata, vamos explicar.

O que é a Cirrose?

Indo direto ao assunto, a Cirrose é uma doença crônica do fígado caracterizada por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea.  A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem assim o órgão deixa de desempenhar suas funções normais.

cerveja causa cirrose

A cirrose hepática é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também mulheres. O abuso do álcool é a principal causa da cirrose. Como o fígado é responsável pela metabolização dessa substância, quando exposto a doses excessivas de álcool, sofre danos em seus tecidos vitais que comprometem seu funcionamento.Podem levar anos de abusos com o consumo do álcool para que a doença se desenvolva.

Mas quem possui hepatite, gordura no fígado e outras doenças que acometem o órgão, também pode desenvolver a cirrose.

Como a função hepática é afetada, o fígado se torna menos capaz de:

-Decompor e eliminar medicamentos, toxinas e produtos residuais do organismo

-Processar a bile

-Produzir proteínas que ajudam na coagulação do sangue (fatores de coagulação)

-Produzir albumina (uma proteína que ajuda a evitar que o líquido saia dos vasos sanguíneos)

Como é feito o diagnostico?

O diagnóstico de cirrose tem por base análises ao sangue, exames imagiológicos e biópsia ao fígado.

Cerveja Causa Cirrose?

Sobre a quantidade de álcool necessária para provocar um quadro de cirrose em uma pessoa saudável, as duas médicas concordam ao dizer que é preciso ingerir entre 60 e 80 gramas de álcool diariamente, durante 10 anos.Um copo de cachaça, quatro latinhas de cerveja, três doses de uísque ou vodca e menos de uma garrafa de vinho já são capazes de atingir esse limite e provocar a doença, se forem consumidos todos os dias. Então podemos dizer que se voc6e bebe cerveja com frequência, pode sim desenvolver essa doença, e podemos dizer que a cerveja causa cirrose.

Quais os sintoma da Cirrose?

cirrose cerveja

São vários sintomas: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas e nos pés), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros. Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado).

Evitando a cirrose

O único tratamento para a cirrose hepática é o transplante de fígado. A prevenção da doença consiste em utilizar preservativo nas relações sexuais, evitar o uso abusivo de álcool e usar seringas descartáveis para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites B e C. Outra forma de evitá-la é vacinar contra hepatite B.

Importante

Sempre procure seu médico, as informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Conclusão

Esperamos que tenham curtido as informações e que pense bem sobre o consumo responsável da cerveja de demais bebidas alcoolicas.

Já falamos em outro artigo, sobre como se livrar da halitose(mau hálito),sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Referências: Mundo Educacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.