Saude

Triglicerídeos alto: porque ocorre e como evitar




Entenda por que ocorrem s triglicerídeos alto e os problemas que ocorrem por causa disso.

Milhares de pessoas sofrem com o triglicerídeo alto, que é quando ele passa a ser armazenado no tecido adiposo, virando gordura. O triglicerídeo alto é um problema bastante comum que ocorre por diferentes fatores.

Hoje você poderá conhecer um pouco mais sobre o problema, principais sintomas, como é causado, como evitar e qual o melhor tratamento. Continue lendo a seguir para saber mais.

triglicerídeos alto
Triglicerídeos alto: porque ocorre e como evitar (Foto: Divulgação)

Entenda o que é o Triglicerídeo

O triglicerídeo é a reserva de energia do nosso corpo, sendo responsável por fornecer combustível para que possamos realizar todas nossas atividades. Quando o triglicerídeo não é usado como fonte de energia, acaba sendo armazenado no tecido adiposo e vira gordura em nosso corpo.

Todos nós temos os triglicerídeos em nossos corpos, porque ele é necessário. Entretanto, se ele estiver em quantidade muito alta, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, além de obesidade e outros problemas. O nosso próprio corpo produz o triglicerídeo, mas nós também ingerimos ele na alimentação. Por isso é fundamental cuidar o que se come, para que não ingira mais do que deve.

triglicerídeos alto
Triglicerídeos alto: porque ocorre e como evitar (Foto: Divulgação)

Principais causas do Triglicerídeo

Nós podemos ingerir o triglicerídeo através da alimentação, principalmente em alimentos considerados carboidratos simples e nos alimentos gordurosos. Os carboidratos simples são aqueles de fácil absorção e que geralmente devem ser evitados, como açúcar, farinha branca, entre outros.

Também encontramos o triglicerídeo no leite, nos queijos amarelos e em demais alimentos de origem animal. Se você ingerir muitos desses alimentos e não praticar nenhum tipo de atividade física, isso pode ser a causa do seu triglicerídeo alto.

O triglicerídeo alto também pode ser causado por uma alteração genética chamada de hipertrigliceridermia familiar, em que os níveis do seu triglicerídeo continuam altos, mesmo seguindo uma rotina saudável de alimentação e exercícios.

triglicerídeos alto
Triglicerídeos alto: porque ocorre e como evitar (Foto: Divulgação)

Veja os sintomas do Triglicerídeo

O triglicerídeo alto não apresenta nenhum sintoma, nem mesmo quando a pessoa possui a alteração genética. Você só descobrirá se há algo de errado com o seu triglicerídeo fazendo um exame de sangue.

A única coisa que acontece é que em alguns pacientes, principalmente aqueles com taxas muito altas e que lidam com o fator genético, surgem placas de gordura amareladas nas pálpebras e cotovelos. No entanto, isso não é muito comum, sendo fundamental fazer exames de sangue com regularidade para acompanhar as taxas e descobrir quando ficarem muito altas.

triglicerídeos alto
Triglicerídeos alto: porque ocorre e como evitar (Foto: Divulgação)

Como é possível evitar o Triglicerídeo?

A melhor forma de evitar que o seu triglicerídeo fique alto é se alimentando corretamente e, principalmente, fazendo exercícios. Ao se exercitar o corpo precisa de energia, portanto usará a energia do triglicerídeo, diminuindo assim a presença dele no sangue, evitando que acabe virando gordura e fique alto.

Você também deve evitar o consumo de açúcar, dar preferência ao adoçante, mas também não exagerar. Os doces devem ser evitados sempre que possível, dando lugar a frutas, carnes magras, queijo branco, legumes e verduras. Com uma vida saudável você nunca precisará se preocupar com o seu triglicerídeo, mas isso não descarta a necessidade de fazer exames regulares.

Já falamos em outra ocasião sobre dietas para emagrecer rápido, sugiro a leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.