Anemia: Porque ocorre e como evitar! Saiba aqui!


A anemia pode ser definida como uma deficiência na concentração das hemácias ou da hemoglobina no sangue, célula responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões até as demais células do corpo. Apesar de ser fácil de ser diagnosticada, é uma doença que pode levar a sérias complicações, sobretudo em crianças. Hoje vamos falar tudo sobre a doença, causas, sintomas e como evitar. Continue lendo!

anemia

O que pode causar a anemia?

A anemia é uma doença que possui causas diversas: ordem genética, como a anemia falciforme; por deficiência nutricional, como nos casos de deficiência de ferro (anemia ferroptiva), vitamina B12, e deficiência de folato; por hemorragia, em casos cirúrgicos, como em acidentes ou partos e no caso de sangramentos crônicos, como úlceras.

Em todos os casos, existe uma redução do número de células de hemoglobina no sangue, o que diminui a oxigenação dos tecidos do corpo humano. Sendo que elas podem ser agudas ou crônicas e adquiridas ou hereditárias.

Sintomas

Os sintomas da anemia surgem em decorrência da diminuição do volume de oxigênio que circula nas células, tais como

  • Baixa pressão arterial
  • Cansaço, fadiga e sonolência
  • Palidez da pele, gengivas, mucosa dos olhos
  • Apatia
  • Tonturas
  • Falta de memória
  • Dificuldade de aprendizagem, sobretudo em crianças
  • Taquicardia

Sendo que alguns dos sintomas tendem a se agravar se forem feitas atividades físicas.

Sobre o diagnóstico da anemia, ele é feito por meio de um exame de sangue em se verifica a densidade da hemoglobina no sangue. A avaliação clínica também pode dar o diagnóstico da doença.


Quais são as possíveis complicações?

No caso da anemia causa pela deficiência de ferro, muito comum entre crianças em países subdesenvolvidos graças a alimentação insuficiente, a anemia pode ter sérias complicações. Um dos mais preocupantes está relacionada à gravidez, em que mãe e bebê podem vir a óbito. No caso das crianças, a anemia está associada ao baixo desenvolvimento intelectual, dificuldade de aprendizagem, funções motoras, fala, baixa resistência a infecções e outras doenças além de efeitos comportamentais, como a falta de atenção e afetividade.

anemia como prevenir

E qual é o tratamento para anemia? Como evitar a doença?

O tratamento depende do agente causado da doença. Por exemplo, quanto as hemorragias é preciso parar com ferimento o mais rápido possível, sendo que em casos mais graves são necessárias transfusões de sangue.

Mas se a causa da anemia for a falta de determinada substância, o tratamento deve oferecer para o doente aquele nutriente que está em falta, como o ferro ou a vitamina B12. Sendo que os alimentos que são as melhores fontes de ferro são a proteína de origem animal, como a carne vermelha, fígado, além de feijão, agrião e couve. Outro fato interessante é que o ferro é melhor absorvido na presença de ácido ascórbico, presente nas frutas cítricas. Por isso é importante que elas também sejam parte da alimentação.

Além disso, é possível encontrar no mercado inúmeros alimentos enriquecidos com ferro, como farinha de trigo e leite, com o objetivo de combater a anemia. Outra questão importante é que o aleitamento materno é uma das maneiras mais eficazes de proteger as crianças da doença.

Portanto, a melhor maneira de evitar a leucemia é com uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em vitaminas e minerais. No caso das gestantes, o pré-natal é indispensável, já que pode diagnosticar a doença precocemente, evitando riscos para a mãe e o bebê.

Anemia pode evoluir para leucemia?

Algumas pessoas ainda tem dúvida sobre isso, mas é fato de que a anemia não evolui para um quadro de leucemia. Como dissemos, a anemia pode ter sérias complicações, mas ela não se transforma em leucemia.

Por hoje é só! Continue nos acompanhando para saber tudo sobre saúde, bem estar e beleza!