Saude

Almoçar e ir pra piscina faz mal? Descubra!

Quem nunca teve essa dúvida? Veja se realmente almoçar e ir pra piscina faz mal

Com certeza você já ouviu de algum familiar que não se deve ir nadar, entrar na piscina ou no mar logo depois de fazer uma refeição, não é verdade? Até mesmo as mães falam isso para seus filhos caso possuam uma piscina em casa ou na casa de algum amigo. Desde pequenos somos ensinados a esperar a comida “baixar” para poder entrar na água, mas por que isso é indicado?

Comer e logo depois entrar na piscina faz mal? Se sim, o que pode causar? Para descobrir e tirar suas dúvidas, é essencial continuar lendo a seguir e entender como o nosso intestino funciona.

almoçar e ir pra piscina faz mal
Almoçar e ir pra piscina faz mal? Descubra! (Foto: Divulgação)

Por que almoçar e ir pra piscina faz mal?

Entrar na água de estômago cheio pode acabar causando má digestão, conforme as mães e familiares que sempre nos diziam para aguardar em torno de uma hora até ir nadar. Essa ordem, vinda principalmente dos pais, não deve ser descartada, afinal é de grande importância. Sendo assim, a recomendação está certa: ninguém deve ir nadar ou entrar na água logo após comer, mas o problema em si não está na água ou na piscina.

A verdade é que nenhuma atividade física deve ser feita após as refeições, segundo especialistas no assunto. Isso porque ao ingerir alimentos o nosso estômago necessita de fluxo sanguíneo. Ao optar por fazer exercícios ou até mesmo por entrar na água, o que acontece é a distribuição do sangue para os músculos, o que impede que o estômago faça sua parte.

almoçar e ir pra piscina faz mal
Almoçar e ir pra piscina faz mal? Descubra! (Foto: Divulgação)

O que pode acontecer se você comer e fizer atividade física?

Se você comer e praticar alguma atividade física, o sistema nervoso simpático irá gerar estímulos nervosos que dão origem ao movimento de vasoconstrição. Esse movimento aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo, o que gera um desequilíbrio no corpo.

O que acontece é que o corpo está tirando de uma parte e dando a outra, impedindo que o estômago tenha o fluxo sanguíneo que necessita e distribuindo o sangue nos músculos para as atividades físicas. Se o estômago não precisa fazer uma digestão, não há problemas, mas caso esteja em um momento logo após ter ingerido alimentos, os dois organismos estarão competindo para ver quem recebe mais sangue.

almoçar e ir pra piscina faz mal
Almoçar e ir pra piscina faz mal? Descubra! (Foto: Divulgação)

Então não se deve comer antes de praticar atividade física?

Só porque a alimentação antes da atividade física desencadeia uma competição entre dois órgãos do corpo não significa que você deve deixar de comer antes de ir treinar, pelo contrário. Acontece que você deve escolher os alimentos certos. Você não deve fazer refeições pesadas antes do treino e deve dar preferência a coisas mais leves, como uma salada, arroz e carnes magras.

Você deve comer pouco, mas com frequência, dessa forma não irá sobrecarregar nenhuma parte do corpo. Seria ainda mais ideal se antes do treino você ingerisse apenas um líquido, como uma batida com vitaminas. Em caso de refeições leves, elas devem ser feitas com 40 minutos de antecedência do seu treino.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *