Lombriga: como pega? Como se livrar delas?


Lombriga é um problema que pode atingir populações de todas as idades, confira como elas agem e como evitar pegar.

O que é lombriga? Lombriga é o nome popular do verme que é conhecido cientificamente como Ascaris lumbricoides, que ocasiona a ascaridíase, capaz de gerar desconfortos durante todo o dia e evitar que o indivíduo faça muitas das suas atividades cotidianas. Seus sintomas, na maior parte das vezes, são sintomas comuns em outros problemas e, sua causa, é a alimentação inadequada.

lombrigaO que pode causar a ascaridíase?

Muitas pessoas conhecem as lombrigas, mas são poucas as que sabem o que gera esse problema. A ascaridíase ocorre, principalmente, em pessoas com renda baixa e é muito importante saber quais as suas causas para que se possa evitá-la.

O principal causador do problema é a ingestão de alimentos ou água contaminados pelos ovos do verme, assim, quando dentro do nosso organismo, ele poderá se alimentar e se desenvolver cada vez mais. Por isso, pessoas que vivem em regiões sem saneamento básico são as mais afetadas.

lombrigaConheça os principais sintomas

Como os seus sintomas estão muito relacionados aos sintomas de outras condições, muitas vezes o indivíduo não sabe que está sofrendo de ascaridíase e acaba não procurando um médico. Assim, o verme tem tempo o suficiente para se desenvolver e causar problemas ainda mais graves.

Quando a pessoa possuí esse problema, que normalmente chamamos de lombriga, ela apresenta sintomas como diarreia, febre, vômitos, náuseas, perda de apetite e fortes dores abdominais. Ao sentir esses sintomas deve-se procurar um médico para detectar as causas do seu mal-estar.


lombrigaQuais os fatores de risco?

A ascaridíase raramente proporciona fatores de risco ao nosso organismo, a menos que não seja tratada. Quando tratada corretamente, a lombriga sai normalmente do corpo do indivíduo. Em casos onde a pessoa não sabe que está contaminada e continua ingerindo alimentos contaminados, o verme tende a evoluir e trazer sintomas ainda mais fortes do que o normal.

lombrigaEntenda como é feito o tratamento

O tratamento para as lombrigas é feito através de medicações, esses remédios agem contra os vermes e possuem características antiparasitárias, capazes de matar os parasitas presentes no nosso organismo. Normalmente, o tratamento é feito por uma semana, pois pode ocorrer o risco de que o parasita vá para outros órgãos, como fígado e pulmões.

Veja como você pode prevenir a ascaridíase

Para que você e sua família não sejam contaminados pela verminose da lombriga, é importante seguir algumas recomendações, como evitar o contato com o solo que pode ter sofrido contaminação por fezes humanas, não defecar ao ar livre, eliminar as fraldas dos bebês de maneira apropriada, evitar consumir alimentos que possam estar contaminados quando você estiver em lugares com condições sanitárias precárias e, não menos importante, lavar, descascar ou cozinhar os alimentos antes de comê-los.

Já falamos em outro artigo sobre os sintomas de verme, leitura recomendada que complementa este texto.

Referências:UOl – BBc Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *