Como tratar zumbido nos ouvidos: principais tratamentos


Para quem sofre com essa questão, o problema parece insolúvel. No entanto, existem maneiras de como tratar zumbido nos ouvidos, mesmo que nem todas funcionam para todas as pessoas.

Nem todo zumbido no ouvido, cientificamente chamado de Acufeno, é causado pela mesma questão. Ele pode ser desencadeado por vários motivos, desde alterações hormonais e pressão alta até diabetes ou uma lesão perto do ouvido.

Não é à toa, por exemplo, que o acufeno atinge mais de 270 milhões de pessoas no mundo inteiro. Mas será que existe um tratamento para zumbido? É o que veremos a seguir. Portanto, siga a leitura!

Existem remédios que ajudam a tratar zumbido nos ouvidos

como tratar zumbido

Normalmente, a primeira maneira de como tratar zumbido no ouvido é o uso de remédios químicos produzidos por laboratórios em massa. Apesar do tratamento não ser 100% garantido, ele costuma ter bons resultados para muitos pacientes.

Dependendo da causa do zumbido no ouvido, podem ser recomendados três tipos de remédios. Os primeiros são os ansiolíticos ou antidepressivos, que aliviam alguns dos sintomas que pioram ou desencadeiam o zumbido.

Os segundos são os vasodilatadores, que dilatam os vasos sanguíneos dos ouvidos e são úteis ao diminuir os espasmos cerebrais que podem causar o acufeno. Por fim, existem ainda os anti-histamínicos, que também são vasodilatadores, mas ainda apresentam outros benefícios nessa luta.

A acupuntura é uma das maneiras de como tratar zumbido nos ouvidos

A Medicina Tradicional Chinesa oferece algumas medidas muito eficazes de como tratar o zumbido no ouvido. Uma delas é a acupuntura, uma técnica milenar que envolve a estimulação de certos pontos no corpo com o uso de agulhas.

Segundo acupunturistas profissionais, é possível melhorar muito o zumbido no ouvido ao aliviar certos certos pontos do pescoço e da coluna cervical do indivíduo. A teoria é que o zumbido não é um problema no ouvido, mas sim fruto de uma má circulação sanguínea em toda a região.

Assim, a estimulação dos pontos melhoraria a circulação sanguínea e permitiria que o zumbido fosse finalizado e tudo voltasse ao normal.


A terapia de som é uma possível solução para o problema

A terapia do som é um processo terapêutico que consiste na utilização de ruídos, barulhos e outros estímulos sonoros para ajudar a resolver problemas dentro do corpo humano. O uso da terapia é especialmente útil em questões que envolvem o ouvido e o sistema auditivo como um todo.

Por isso, o acufeno é muito tratado com o uso de técnicas da terapia do som, como o uso de ruídos brancos, sons da natureza e músicas para evitar um ambiente silencioso e diminuir o foco no zumbido.

Alguns aparelhos vendidos no mercado, inclusive, são usados diariamente para transmitir ruídos que tentam anular a presença dos zumbidos dentro do ouvido dos pacientes.

Apesar de efetivamente não tratar a doença, a terapia do som ajuda a diminuir muito o efeito danoso dela no corpo e na psique do paciente.

Um aparelho auditivo pode solucionar a questão em alguns casos

No geral, existem dois tipos de sons: os externos ao corpo humano e os internos. Por exemplo, quando ouvimos uma música, estamos escutando um barulho externo, gerado pelo instrumento musical.

Já quando temos um zumbido no ouvido, é um barulho interno, que acontece dentro do nosso corpo e só nós podemos ouvir.

Por isso, uma das soluções para o zumbido no ouvido pode ser a utilização de um aparelho auditivo, que ajudará a dar mais foco aos barulhos externos, como conversas com amigos e outras coisas, e menos para barulhos internos.

Assim, o zumbido pode até continuar lá em teoria, mas ele será sobreposto com barulhos exteriores e não causará tanto incômodo.

A estimulação magnética transcraniana é uma maneira de lidar com o problema

A Estimulação magnética transcraniana é um tratamento médico que utiliza uma bobina em formato de capacete na cabeça do paciente. Então, o equipamento começa a emitir pulsos magnéticos que criam um campo magnético focalizado para penetrar a cabeça do paciente sem dor ou cortes e tentar tratar o problema.

Esse campo magnético pode aumentar ou diminuir a atividade neurológica em uma área do cérebro, ajudando a diminuir ou aumentar o acufeno, caso a sua origem seja no sistema nervoso de alguma forma.

O tratamento é feito em sessões de 15 minutos que são feitas, inicialmente, todos os dias. Depois, semanalmente e quinzenalmente, até serem apenas mensais.

A EMT pode tratar várias situações, incluindo a depressão e o acufeno, uma vez que funciona diretamente no cérebro, aumentando ou diminuindo os estímulos em diversas áreas do órgão.

Ao contrário de outras técnicas, é um processo indolor, sem efeitos colaterais e sem prejuízos à cognição do paciente.

Essas são as principais formas de como tratar o zumbido no ouvido. COmo deu para ver, são soluções versáteis, que atacam as várias causas conhecidas do problema.

E aí, qual dessas soluções você já tentou na sua vida? Conte pra gente como foi a sua experiência com elas!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *