Vacinação contra Gripe 2019: entenda como irá funcionar.


Vacinação contra gripe 2019 já começou, entenda como fazer e porque é importante se vacinar contra a gripe! Clique e confira

Vacinar contra a gripe é algo super importante e que você deve ter em atenção nesse início de abril.A campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira (23) em todo o País. A mobilização nacional termina no dia 1º de junho e não haverá prorrogação. Poderá tomar a vacina quem pertence ao grupo prioritário, considerado pelo Ministério da Saúde mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórios. A meta do governo federal é imunizar 54 milhões pessoas do grupo prioritário.

Vacinação contra Gripe 2019 – Quem pode e deve vacinar?

Vacinação contra Gripe 2019

Podem se vacinar pessoas acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – entre eles, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.


Reações adversas e Contra indicações

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

A vacina é de graça? Onde se vacinar?

Sim. Podem se vacinar gratuitamente em postos de saúde idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas e mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias.

Quem toma a vacina tem chances de ficar gripado como “reação”?

Não. O máximo que pode acontecer são dores locais (10% a 20% dos casos), febre baixa, dor no corpo e mal-estar (menos de 1%).

É só tomar a Vacina e pronto?

Além de tomar a vacina atualizada, outras formas de se proteger contra a gripe são:

– Lave frequentemente as mãos;

– Procure ter uma alimentação balanceada e tome bastante água, pois isso reforça as defesas do organismo;

– Evite ambientes fechados e sem ventilação, assim como usar roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo;

– Use regulamente o álcool em gel para higienizar as mãos pois ele funciona como antimicrobiano;

Para quem não quer sofrer também com os mosquitos, sugiro ler sobre o mosquitron.

Sugestões ou dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *