Distúrbios do sono: conheça os piores e como cuidar


Os distúrbios do sono estão relacionados diretamente com a dificuldade de dormir. Problemas diversos podem estar influenciando a capacidade de relaxar, nesta hora que para a grande maioria, é um momento de prazer. Um bom sono ajuda o corpo e a mente a restabelecerem as energias. Mas infelizmente para muitos isto pode ser uma tortura, o motivo por isto estar acontecendo pode ser variado. Alguns dos distúrbios do sono mais conhecido são o ronco e a insônia. Mas a questão é porque isto está ocorrendo? Veja a seguir alguns distúrbios do sono mais comuns:

Distúrios do sono – quais os mais conhecidos?

Insônia:

É exclusivamente a dificuldade de pegar no sono ou ainda dormir e acordar no meio da noite sem conseguir adormecer logo. Todo este transtorno pode estar ocorrendo por motivos diversos como: depressão, estresse, ansiedade, medicamentos que causem insônia, uso excessivo de cafeína (café, chá preto, entre outros) ou ainda algumas doenças respiratórias entre outras. A insônia pode trazer alguns prejuízos a saúde desenvolvendo doenças respiratórias e cardíacas, deixar as pessoas desatentas e mal-humoradas.

Apneia do sono (ronco):

Apneia do sono é mais conhecido como ronco, que ocorre por uma obstrução total ou parcial na garganta, não deixando o ar circular livremente. Um dos principais fatores pelo qual estar acontecendo o ronco é a obesidade, mas o envelhecimento e as mudanças anatômicas podem contribuir também.

Bruxismo:

O bruxismo é quando a pessoa está dormindo, fica apertando e rangendo os dentes involuntariamente. Isto pode ocasionar problemas como: dores na cabeça, desgaste dos dentes, problemas na gengiva, dores na mandíbula e um desconforto na hora de morder. Uma das causas mais comuns são a ansiedade, estresse.


distúrbios do sonoSíndrome das pernas inquietas

O desconforto das pernas e uma vontade louca de ficar mexendo as pernas, pode acabar ocasionando insônia. Esta Síndrome das pernas inquietas pode ocorrer na gravidez, quando tiver deficiência de ferro ou ser reflexo de algumas doenças como diabete e doenças renais.

Sonambulismo:

O sonambulismo é quando a pessoa anda dormindo. Este problema ocorre mais frequentemente na infância e quando adulto pode desaparecer por completo. As suas causas estão associadas a febre, ansiedade, mudanças na rotina, estresse, muita agitação durante o dia, falta de sono e o uso de medicamentos.

distúrbios do sonoTratamento dos distúrbios do sono:

O tratamento pode ser simples mudanças de hábitos, mas deve se avaliar exatamente o problema que está causando o distúrbio do sono. Dentre as principais mudanças na rotina diária podemos citar:

– Não fumar antes de dormir, a nicotina é um estimulante;

-Evitar de consumir álcool antes de se deitar;

-Controlar a quantidade e a hora de comer muito antes de se deitar;

-Estabelecer uma rotina de sono;

-Evitar de praticar exercícios muito perto da hora de dormir;

-Não ficar com a TV ou celular ligado;

-Cuidar o tempo das sonecas durante o dia;

– Diminuir a quantidade de cafeína durante o dia;

Espero que tenha contribuído para tirar algumas dúvidas sobre o distúrbio do sono. Um problema cada vez mais comum em nossas vidas. Algumas mudanças simples podem resolver este grande transtorno “Distúrbio do Sono”. Sempre procure seu médico, não nos responsabilizamos pelo mal uso dessas informações que são de domínio público na internet.

Já falamos aqui também sobre o vital caps para relaxar, sugiro a leitura do artigo.

Cuide-se! Durma bem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *