Saude

Azeite de dendê: quais os benefícios pro corpo?


Conheça tudo que o azeite de dendê pode fazer pelo seu corpo, veja todos os seus benefícios.

O famoso azeite de dendê, também chamado de óleo de palma, é uma ótima fonte de gordura, principalmente quando consumido in natura. Está classificado como um óleo vegetal, pois é extraído a partir dos frutos nascidos nas palmeiras. O azeite de dendê já é consumido há milhares de anos e foi trazido para o Brasil na mesma época da escravidão. Ele pode, além de incrementar saborosamente suas receitas, proporcionar muitos benefícios para a sua saúde.

azeite de dendêConfira agora os principais benefícios que esse azeite pode lhe trazer.

Melhora a visão

Os antioxidantes que existem no óleo de palma são ótimos defensores do nosso organismo, fazendo com que nosso corpo fique protegido contra a ação dos radicais livres. Os radicais livres podem deteriorar e mudar o DNA celular, e é aí onde se encaixam os danos oculares que podem gerar problemas. Com o consumo regular do azeite de dendê, você ficará livre da catarata e da degradação celular.

Diminui os riscos de câncer

O azeite de dendê possui tocoferóis, poderosos antioxidantes que auxiliam na prevenção ao câncer e minimizam os efeitos dos radicais livres, que são responsáveis pela mutação celular em células que ainda estão sadias em cancerígenas.

Aumenta os níveis de vitamina A

Pessoas que possuem deficiência de vitamina A devem adicionar o azeite de dendê em sua alimentação. Seu consumo regular pode aumentar os níveis de vitamina A no sangue de adultos e jovens, principalmente grávidas e pessoas que sofrem de fibrose cística.

Aumenta seus níveis de energia

No azeite de dendê podemos encontrar o betacaroteno, responsável pelo aumento de energia e por equilibrar as taxas de hormônio do nosso organismo.

azeite de dendêReduz os riscos de problemas cardiovasculares

O óleo de palma é rico em colesterol, tanto HDL quanto LDL, e ajuda a equilibrar seus níveis no sangue. Com seu consumo habitual, seus níveis de colesterol serão estabilizados e garantirá a saúde do seu sistema cardiovascular.

Melhora a saúde do cérebro

A vitamina E presente no azeite de dendê possui muitas propriedades antioxidantes, que auxiliam no aumento da saúde cerebral. Os tocotrienóis encontrados no azeite ajudam na proteção das gorduras poliinsaturadas que estão presentes no cérebro, atrasando os efeitos da demência, diminuindo os riscos de AVCs e evitando o aparecimento de lesões no cérebro.

Mantém a gravidez saudável

Um dos maiores riscos durante uma gestação são as faltas vitamínicas no organismo da mãe e do bebê. No azeite de dendê encontramos quantidades significativas de vitamina E, D e A, que possuem a necessidade de serem ingeridas por meio da alimentação uma vez que nosso organismo não consegue conservá-las naturalmente. Desse modo, com o consumo do azeite de dendê, não haverá a falta dessas vitaminas.

Saiba um pouco mais

Mesmo que o azeite de dendê possua muitos benefícios, ele não é indicado para pessoas que estão lutando contra o excesso de peso, pois possui muitas calorias. Para que seus benefícios sejam notados, não é necessária uma grande quantidade do óleo, sendo possível utilizar outros óleos menos calóricos junto a ele.

Pra quem quer perder peso, sugiro ler sobre o womax emagrecedor, que é bem legal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *