Saude

Quando É Que Se Deve Beber Água?


quando se deve beber agua

Que a água é fundamental para a nossa saúde e correto funcionamento do nosso organismo, todo mundo sabe. Mas, afinal, quando se deve beber água?

Muita gente não sabe, mas é preciso controlar a forma como bebe água ao longo do dia, para que assim possamos obter todos os seus benefícios.

Portanto, caso queira descobrir quando e quanto de água você deve beber por dia, continue lendo esse conteúdo!

 

Quando é que se deve beber água?

 

beber agua

 

Como dito antes, para manter-se hidratado e evitar problemas de saúde, você deverá beber bastante água ao longo do dia.

No entanto, um erro comum que muitas pessoas cometem sem perceber, é beber água apenas quando se tem sede e em grandes quantidades para compensar a falta de água.

Isso é considerado um erro, pois pode sobrecarregar o nosso organismo e causar um efeito contrário ao desejado.

Desse modo, deve-se beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, de 2 em 2 horas, o equivalente a 300ml.

Mas, além disso, há certos horários onde é essencial ingerir água. Confira a seguir!

Especialmente ao acordar, durante os exercícios físicos, alguns minutos antes das refeições e antes de se deitar também.

 

Antes das principais refeições: não é indicado beber líquidos durante as refeições.

 Contudo, beber água meia hora antes pode trazer vantagens. Isso porque, além de aumentar a sensação de saciedade, também facilita a digestão.

Ao praticar exercícios físicos: beber água é fundamental ao praticar qualquer atividade física, tanto antes quanto durante e depois também.

Pois, a água mantém o nosso organismo hidratado que, por sua vez, melhora a circulação sanguínea e fornece mais energia para o corpo.

Após acordar e antes de dormir: não se esqueça de beber, pelo menos, um copo d’água logo após acordar e antes de dormir, para ajudar a ativar o sistema circulatório e os órgãos, para desempenhar suas funções de forma correta.

 

Quantos litros de água devo beber por dia?

 

Mas, afinal, quantos litros de água devo beber por dia?

Bem, de acordo com as recomendações de especialistas, o ideal é que um adulto deva ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Todavia, essa quantidade trata-se apenas de uma estimativa.

Isso porque, a quantidade de água que deve ingerir, varia de cada pessoa, levando em consideração fatores como idade, peso, estação do ano e prática de atividades físicas, pois, durante os exercícios físicos, o corpo transpira muito, perdendo assim a água no corpo.

Ou seja, quem pratica algum exercício físico, deverá beber mais água para repor o líquido perdido e manter-se hidratado.

 

É melhor água filtrada ou da torneira?

saude beber agua

 

 

Você sabe quais são as diferenças entre a água filtrada(Veja) e a da torneira? E qual delas é melhor para o consumo?

Bem, a água da torneira é mais barata e de fácil acesso. Desse modo, é a água que a maioria das pessoas consomem.

No entanto, a água que chega até as nossas residências, possui substâncias químicas utilizadas em seu tratamento.

Incluindo cloro, sódio, entre outras substâncias que provocam reações diferentes em nosso organismo, podendo levar a velhice precoce, celulites, acnes, rachaduras e até mesmo doenças mais graves, como o câncer.

Já a água filtrada é mais saudável e ideal para o consumo, pois os purificadores de água são capazes de reter as bactérias e substâncias químicas presentes na água.

Assim sendo, os purificadores eliminam quaisquer impurezas que contaminam a água, deixando-a livre de odores e substâncias nocivas para a saúde.

No mercado há diversos modelos diferentes de purificadores, cada um com as suas características.

Portanto, cabe a você escolher aquele que poderá atender melhor as suas necessidades.

 

Conclusão

bebendo agua

 

Em suma, podemos concluir que a ingestão diária de água é, sem dúvida, essencial para a nossa saúde e bem-estar.

No entanto, não basta apenas beber 2 litros de água por dia, você deverá dividir essa quantidade ao longo do dia, para garantir todos os benefícios da água.

E, além disso, tente substituir a água da torneira por água filtrada, tendo em vista que a água que sai da torneira está repleta de substâncias químicas, bactérias e impurezas que podem causar uma série de males para o nosso organismo.

Por fim, caso ainda possua alguma dúvida em relação ao assunto ou queira apenas compartilhar a sua opinião, deixe um comentário!

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *