Chá para Diabetes: existe mesmo? Entenda aqui


Cha para diabetes realmente existe ou é exagero? Entenda o caso aqui!

O que é o Diabetes? O Diabetes Mellitus é uma doença autoimune caracterizada pelo aumento dos níveis de glicemia sanguínea. Isso ocorre devido à insuficiência na ação ou secreção do hormônio insulina, que é liberada pelo pâncreas. A função da insulina é fazer com que as células de glicose entrem nas células, dando energia a elas. Quando isso não ocorre, as células de glicose ficam “soltas” na corrente sanguínea, causando a hiperglicemia.

Chá para DiabetesDiabetes no Brasil e no mundo

Existem no mundo, cerca de 400 milhões de pessoas são diabéticas e, destas, 14 milhões estão no Brasil, sendo que metade desse número sequer sabe que possui a doença. A Organização Mundial da Saúde calcula que, até 2040, serão cerca de 642 milhões de diabéticos no mundo todo.

Chá para DiabetesTratamento para Diabetes

Após o diagnóstico da doença, o tratamento deve ser feito com o uso adequado de insulina injetável, medicamentos por vias orais e a medição frequente da glicose em aparelhos especializados(como o freestyle libre), mas também deve-se ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

No tipo 2 não é necessária a aplicação de insulina injetável, pois seu organismo ainda é capaz de produzi-la. O que ocorre é que as células dos portadores se tornam resistentes ao hormônio, assim as células de glicose acabam se acumulando no sangue também. Esse quadro pode ser revertido através da mudança de hábitos.


Chá para DiabetesTipos de Diabetes

A diabetes é classificada em dois tipos: o tipo 1 e o tipo2. O primeiro, é mais comum em crianças e não pode ser evitado, é causado por fatores genéticos e pode ser hereditário. É caracterizado pelo ataque do sistema imunológico ao pâncreas. O segundo tipo, é mais comumente achado em pessoas acima de 30 anos, e causado, principalmente, por hábitos de vida não saudáveis.

A maior parte de diabéticos no mundo são os de tipo 2, ou seja, aquele que pode ser evitado através de bons hábitos. Por isso, a Organização Mundial da Saúde está trabalhando para que esse quadro seja minimizado, através do incentivo à alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Esses dois fatores podem ajudar a reduzir drasticamente o diagnóstico de muitas doenças, não só do Diabetes.

Temos ainda o diabetes gestacional, que se manifesta durante o período de gravidez da mulher. O que acontece é que alguns hormônios produzidos durante a gravidez podem afetar a ação da insulina no corpo da mãe. É muito importante que a mulher seja acompanhada durante e após a gravidez, pois o quadro de diabetes pode permanecer.

Chá para DiabetesChás curadores de Diabetes

Chás são excelentes para a nossa saúde e devem ter um espacinho especial em nossa alimentação. Muitos possuem propriedades medicinais e, com isso, ganham a fama de curarem todo o tipo de doença. O que acontece no caso do diabetes é que alguns chás têm o poder de reduzir os níveis de glicose no sangue e assim, podem ser grandes aliados no controle da doença.

Nunca deixe de lado os seus medicamentos e recomendações de seu médico para começar um tratamento duvidoso indicado por pessoas leigas. É muito importante que, mesmo que você faça uso desses chás, continue com o seu tratamento habitual.

Os chás que podem ser incluídos na dieta dos diabéticos mais conhecidos são o chá de pata-de-vaca, o chá-verde, o chá de camomila, o chá de hibisco, entre muitos outros. Mas lembre-se de que eles não curarão a doença, irão apenas reduzir seus níveis de glicemia, junto ao seu tratamento. No caso de glicemias elevadas, mas sem diagnóstico de diabetes, você pode usá-los para que te ajudem a reverter o quadro.

Importante

Sempre procure seu medico antes de tomar qualquer tipo de chá. As informações aqui presentes são de dominio publico na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *