Saude

Benefícios do Chá de Boldo: Conheça todos!




Conheça todos os benefícios do chá de boldo, ele cura muito mais que a ressaca!

É inegável que as plantas e ervas possam agir em nosso organismo de maneira que, em alguns casos, tomam o lugar de diversos medicamentos farmacêuticos. As chamadas plantas medicinais são utilizadas desde os tempos mais antigos e, uma dessas é o boldo.

O boldo é uma planta que tem poder de agir em nosso sistema gastrointestinal, melhorando nossa digestão, ajudando no processo de eliminação de substâncias danosas ao fígado e combatendo os sintomas de problemas digestivos, como a azia.

benefícios do chá de boldoConheça alguns benefícios do chá de boldo

É bom para o fígado: Como mencionamos, o chá de bolso é muito benéfico para o fígado. Ele vai ajudar na eliminação de toxinas, fazendo uma espécia de desintoxicação no órgão. A planta ainda pode auxiliar combatendo os radicais livres e reduzindo as inflamações no local.

Minimiza os efeitos da ressaca: Por ser um potente estimulador da bile, o chá de boldo vai ajudar na desintoxicação do fígado promovida pelo excesso de álcool. Quando sentir que exagerou, aposte num chá de boldo no dia seguinte e logo você estará com toda a sua disposição reposta.

Combate a flatulência: O chá de boldo pode ajudar na degradação dos alimentos e na absorção de seus nutrientes, assim, as chances de um alimento ficar fermentando em seu intestino são minimizadas e os gazes também diminuem.

Ajuda na digestão: Consumir o chá de boldo com uma certa regularidade pode ser algo muito benéfico para a sua digestão. A planta promove a produção da bile e ajuda na absorção de nutrientes, além de ser um ótimo remédio contra as cólicas e a constipação. O chá ainda pode ser usado para melhorar os casos de prisão de ventre, desde que não seja consumido exageradamente ou, pode provocar irritações.

Reduz os cálculos biliares: Por conta da sua ação que estimula a produção de bile pelo fígado, o chá de boldo pode ajudar na diminuição dos cálculos biliares. A grande quantidade de bile produzida vai fazer com que a vesícula biliar precise ter seu líquido removido com mais frequência, assim, os cálculos serão eliminados antes que causem algum tipo de problema.

Melhora o sistema imune: O chá de boldo pode ajudar muito no processo de fortificação do nosso sistema imunológico. Ele possui agentes antimicrobianos e antibacterianos que são capazes de ajudar a defesa do nosso organismo. Com seu consumo regular, podemos diminuir as inflamações e o número de radicais livres, além de diminuir a proliferação de possíveis parasitas. Além disso, a planta ajuda a combater glaucomas, hipertensão, asma, dores de cabeça e insuficiência cardíaca.

benefícios do chá de boldoAprenda a fazer o chá de boldo

Para a preparação do seu chá de boldo, basta adicionar cerca de 10 folhas de boldo em 2 copos de água. Coloque a mistura no fogo e, quando levantar fervura, deixe fervendo por cerca de 5 minutos. Depois, coe e beba seu chá sempre que sentir algum dos sintomas que você quer minimizar. Pode ser bebido quente ou gelado.

Plante seu próprio pé de boldo

Se você realmente gosta do chá de boldo ou, se quer ter a planta sempre disponível quando precisar dela, que tal plantá-la em seu quintal? Assim, todos os seus benefícios poderão ser aproveitados logo que os sintomas começarem.

A planta do boldo cresce facilmente e de maneira muito rápida, basta um pouco de terra e luz do sol. Coloque um galho da planta em um buraco na terra de cerca de 20 centímetros, em um local que pegue sol por algumas horas do dia.

Caso a sua intenção seja plantá-lo em um vaso, você pode fazer o mesmo procedimento acima ou ainda comprar as sementes da planta e enterrá-las na terra úmida. Lembre-se que o vaso precisa ser grande, para suportar a planta, pois ela cresce significativamente.

Quando for colher as folhas, prefira a parte da manhã, é o momento em que as substâncias que serão aproveitadas no chá estarão mais potentes. Deixe-as secar ao sol ou coloque-as no forno em temperatura baixa para não danificá-las. Depois de secas, coloque suas folhas em potes de vidro e armazene-as para quando quiser usufruir de seus benefícios.

Já falamos aqui em outro artigo sobre as receitas para microondas que são uma delicia.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.