Saude

Benefícios de Manter o sono em dia: conheça todos!


O sono é uma das atividades mais básicas de todos os seres vivos. É por meio dele que nosso organismo descansa, regula hormônios e repousa o cérebro.

Quem sofre com insônia sabe o quanto uma boa noite de sono é importante para a saúde.

Embora seja comum associarmos o ato de dormir aos benefícios do sistema nervoso central, na verdade dormir bem conta com  muitas outras vantagens, como prevenir obesidade, proteger o coração e até combater a depressão.

Aproveite para conhecer alguns benefícios de dormir bem. As informações vêm direto da farmácia BioHigh!

Benefícios de Manter o sono em dia

Benefícios de Manter o sono em dia

1. Previne a obesidade

É durante a noite que o hormônio leptina é produzido, o qual atua na sensação de saciedade de nosso organismo.

Dessa forma, indivíduos que não dormem bem apresentam problemas na produção desse hormônio, o que propicia o ganho de peso.

Sem a quantidade adequada de leptina, o organismo não sabe ao certo a quantidade de alimento de que precisa. Ou seja, ele tende a exagerar nas calorias durante o dia, acarretando no aumento da massa corporal.

Um estudo da Universidade de Chicago demonstrou que dormir de 6 a 8 horas por noite aumenta a queima de gordura corporal.

2. Combate a pressão alta

Indivíduos que não conseguem repousar durante a noite, via de regra, simulam estados de estresse. Ou seja, uma noite mal dormida é equivalente a um dia bastante conturbado.

Com o tempo, essa condição tende a se tornar comum e, por causa do excesso de adrenalina, fomenta o aumento da pressão arterial.

É por isso que um sono profundo e ininterrupto é tão importante para nosso organismo.

Essa afirmação foi confirmada pela Universidade da Califórnia, a qual apontou a relação entre dormir bem e bons níveis de pressão arterial.

3. Deixa a memória afiada

A Universidade de Lubeck confirmou algo que quase todo mundo já sabe: dormir bem deixa a memória afiada.

Em outras palavras, um repouso de qualidade facilita a absorção dos conhecimentos acumulados durante o período ativo do dia. Isso significa que dormir mal para estudar mais não faz sentido.

A razão disso, segundo os pesquisadores, está relacionada com a síntese de proteínas que fortalecem as conexões neurais. 

É por isso que uma noite mal dormida causa dificuldade de memória, mesmo que de eventos recentes.

4. Uma boa noite de sono afasta a depressão

Um estudo realizado em Ohio mostrou que, se uma pessoa dormir entre 6 e 8 horas por noite, sua chance de sofrer com a depressão diminui muito.

Vale notar que dormir bem não está associado a dormir bastante; na verdade, dormir mais de 8 horas por noite também causa problemas de saúde — ou é sintoma de alguma doença.

A própria depressão tende a deixar o indivíduo exausto, o qual pode dormir mais de 12 horas por dia.

Portanto, dormir bem significa dormir entre 6 e 8 horas de forma ininterrupta. É somente nessa faixa que as benesses surgem.

5. Melhora o desempenho físico

O sono profundo é responsável pela síntese de vários hormônios essenciais, e um deles é o GH, o qual está relacionado ao crescimento.

Em resumo, o GH só é produzido cerca de 30 minutos após o início do sono, ou seja, quando o indivíduo está descansando profundamente. É por isso que fragmentar o sono faz mal para a saúde.

O GH evita o acúmulo de gorduras corporais, fortalece os músculos, combate a osteoporose e melhora o desempenho físico.

6. Controla o diabetes

Quem possui diabetes e também não dorme bem durante a noite tende a aumentar a resistência à insulina. Dessa forma, o controle da doença começa a se tornar uma tarefa bastante difícil.

Um estudo da Northwestern University apontou que diabéticos que dormem mal têm aumentos significativos de glicose e insulina no sangue. Ao todo, a resistência à insulina aumentou em 82% em relação aos pacientes que apresentam sono normalizado.

Os distúrbios do sono podem fomentar o diabetes tipo 2 em indivíduos saudáveis, pois não há a estabilização do índice glicêmico que o ato de dormir proporciona.

7. Deixa o coração forte

Um estudo da Warwick Medical School apontou que dormir mal ou não dormir aumenta a chance de problema cardiovascular, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

O estudo foi de grande porte, contando com quase 500 mil pessoas, e levou 25 anos para ser concluído. 

8. Aumenta seu rendimento

Quem não dorme bem não atinge o sono profundo, ou seja, não descansam durante a noite. Isso causa sonolência durante o dia, fadiga mental e muscular, irritação, falta de concentração e dificuldade para aprender coisas novas.

Portanto, pessoas com insônia tendem a causar problemas de trânsito e render menos no trabalho.

Aliás, o estresse do dia é amplificado por causa da noite mal dormida, o que pode gerar um ciclo interminável.

Gostou das informações sobre o sono? Compartilhe com seus amigos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *