Saude

Barriga Inchada: por que ocorre?


Entenda por que a barriga inchada ocorre, como os sintomas aparecem e como os médicos costumam tratar

A barriga inchada e a sensação de inchaço são coisas comuns que afetam grande parte das pessoas ao redor do mundo. Entretanto, podem ter várias causas. Pode não ser nada demais, como uma pequena indigestão, gases ou até mesmo uma simples retenção de líquidos, mas também podem ter a ver com problemas mais sérios, como pancreatite aguda e outras doenças.

Hoje você conhecerá alguns motivos que podem levar sua barriga a fichar inchada, por isso fique de olho a seguir.

Barriga Inchada: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Barriga Inchada

A barriga inchada é uma distensão abdominal que pode ser causada por centenas de fatores. Muitas pessoas ligam diretamente aos gases, mas eles não são os únicos causadores de inchaço. Há diversos outros problemas e situações que podem acabar gerando a situação de inchaço, juntamente com outros sintomas nada agradáveis.

É essencial que você saiba os motivos que podem causar barriga inchada, pois assim será mais fácil identificar qual o seu caso e procurar um especialista.

barriga inchada
Barriga Inchada: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Barriga Inchada: indigestão e gases

A indigestão pode causar o inchaço na barriga, principalmente após as refeições. É um desconforto que surge, principalmente se você come demais, e pode vir acompanhado de náuseas, azia e até mesmo vômitos. A indigestão também pode ser causada por comer rápido demais, por beber bastante líquido durante a refeição ou por não se alimentar corretamente.

Os gases surgem quando há um acúmulo de gás no estômago e no intestino. Acontece principalmente quando você consome refrigerantes, feijão, leite, maçã e vários outros alimentos. Por demorarem mais para serem absorvidos, liberam um tipo de gás no organismo, o enxofre.

Barriga Inchada: intolerâncias

Você sabia que a barriga inchada também pode ser causada se você for intolerante a glúten e lactose? O ideal é ficar longe de alimentos com glúten, pois isso irá aliviar os sintomas e diminuir o inchaço abdominal

Já no caso da intolerância à lactose, o ideal é ficar longe de alimentos ricos nessa substância, para evitar que sintomas como o inchaço e a flatulência se façam presentes.

barriga inchada
Barriga Inchada: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Barriga Inchada: TPM

A TPM também pode causar inchaço na barriga. Isso acontece porque nesse período há uma maior retenção de líquidos no corpo da mulher, resultando no inchaço abdominal. Por falar na retenção de líquidos, ela não acontece somente na TPM.

Se você não ingerir muitos líquidos ou consumir muitos alimentos ricos em sódio, ela também pode surgir. Para evita-la é ideal beber bastante água durante o dia e ingerir sucos desintoxicantes, que irão limpar o seu organismo e intestino.

barriga inchada
Barriga Inchada: por que ocorre? (Foto: Divulgação)

Barriga Inchada: outras causas

Além das que mencionamos, a barriga inchada pode ser causada por outros motivos, como uma pancreatite aguda. Se caracteriza por uma inflamação no pâncreas, causando inchaço no lado esquerdo do seu abdômen. Esse problema vem acompanhado de gases e má digestão. O tratamento é feito através do uso de analgésicos, mas não se medique sozinho.

A gravidez também causa inchaço, mais precisamente abaixo do umbigo e em outras partes do corpo, como tornozelos, pernas e mãos. Se você tem certeza de que não está doente, essa pode ser uma causa provável.

Procure sempre seu médico ao sentir qualquer um desses sintomas!

Nosso site não substitui nenhuma consulta médica e não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *