Cefaleia (Dor de cabeça)- por que ocorre? como cuidar


A cefaleia é um problema mundial que atinge centenas de pessoas e nem sempre possui uma causa exata.A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia. Mas não é o único, existem outros 150! Entender as características dos mais comuns e saber descrevê-las ajuda o seu médico a prescrever o melhor tratamento. A cefaleia mais comum, é que a do tipo tensional, por exemplo, não possui causas totalmente determinadas. Ela pode surgir de forma leve a moderada, podendo surgir por mais ou menos 15 dias por mês, durando 30 minutos ou até mesmo vários dias.

Se você sofre desse problema, confira a seguir algumas das principais causas e dicas para cuidar.

cefaleiaCausas da Cefaleia

Como mencionamos, as causas exatas deste problema ainda não foram esclarecidas, assim como ela pode ser causada por mais de um fator. Em muitas pessoas, a cefaleia surge a partir da contração involuntária dos músculos que estão na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo.

Por sua vez, essa contração involuntária pode ser causada pela má postura, pelo cansaço, fome, por falta de repouso, estresse emocional ou mental, ansiedade e ainda pelo excesso de atividades físicas. Essas dores de cabeça também podem ser desencadeadas por episódios de estresse que envolvem perder o emprego ou iniciar em um novo trabalho, voltar de férias, não dormir o suficiente, ter que arcar com prazos, ter problemas em casa, entre outros.

Ela ainda pode ser desencadeada pelo consumo de álcool, cafeína, por problemas como sinusite e gripe, fadiga, fumar em excesso e por congestão nasal.

Sintomas da Cefaleia

A dor de cabeça considerada cefaleia também pode vir acompanhada de outros sintomas que tornam o quadro ainda mais grave e incômodo.

Você sente uma leve dor ou pressão na parte da frente da cabeça, podendo afetar também as laterais. Você também pode ter dificuldade para pegar no sono e, uma vez que conseguiu dormir, dificuldade para manter uma boa qualidade. Pode sofrer com fadiga crônica, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, sensibilidade à luz ou a sons, dores musculares, entre outros. Quem sofre com cefaleia também tem maiores chances de também sofrer com enxaqueca frequentemente


cefaleiaConheça os tipos de dores de cabeça

Como você deve saber, existem vários tipos de dores de cabeça. A dor chamada de sinusite, que geralmente acomete as maçãs do rosto e/ou a parte de trás do osso do supercílio; a dor tensional, que é como uma faixa apertando a cabeça; a enxaqueca que engloba náuseas, dor muito forte e alterações na visão; e a cefaleia que é a dor dentro ou/e em torno de um olho.

cefaleiaTratamento para cefaleia

O tratamento para cefaleia poderá depender do que está causando o problema. Em todos os casos, é essencial buscar ajuda médica para que seja feito um diagnóstico e o problema possa começar a ser tratado. Podem ser receitas analgésicos para o alívio da dor, assim como pode ser indicado combinar alguns medicamentos para uma maior eficácia. Também podem ser recomendados medicamentos triptanos e opiáceos.

Alguns tratamentos alternativos também podem ajudar como acupuntura, massagem e terapias comportamentais. Sempre consulte o médico e analise os sintomas com cuidado para saber exatamente com o que está sofrendo.

Importante

As informações aqui apresentadas são de domínio público e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Procure sempre seu médico!Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários. leia nosso artigo sobre a maracugina que é bem legal.

Referências: pfizer.com

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *