Toxoplasmose: tudo sobre essa doença


Toxoplasmose é uma doença de certa forma comum, mas muito perigosa, entenda tudo sobre ela!

A toxoplasmose é uma doença também conhecida como a doença do gato é causada por um protozoário que se chama Toxoplasma gondii. Seu nome popular deriva do fato do gato ser o principal hospedeiro da doença, fazendo com que o protozoário se espalhe através de suas fezes. Outros animais, como aves, porcos e vacas também podem ser transmissores da doença.

Na grande maioria dos casos, as pessoas e animais afetados com a toxoplasmose não apresentam sintomas. Nos indivíduos que apresentam sinais, é comum confundi-los com o de uma gripe. Hoje vamos entender um pouco mais sobre essa doença que ainda traz tantas dúvidas.

ToxoplasmoseComo é feita a transmissão da doença?

A transmissão da toxoplasmose pode ocorrer de três maneiras. Primeiro, pelo contato com os ovócitos do parasita que está presente em locais contaminados pelas fezes do animal hospedeiro, como areia e lixo.

Consumir carne contaminada crua ou mal passada, muito comum quando o hospedeiro é um porco ou gado, é outra maneira de contaminação. Por último, a transmissão pode ocorrer de mãe para filho através da placenta. O protozoário não pode ser transmitido de um indivíduo ao outro, a menos que seja de maneira intrauterina.

Entre a contaminação e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode ter um intervalo de aproximadamente 20 dias no caso do consumo de carne contaminada e 15 dias para a manifestação dos mesmos quando a transmissão é feita através das fezes dos hospedeiros.


ToxoplasmoseQuais os sintomas da toxoplasmose?

Normalmente, a toxoplasmose não apresenta sintomas, mas em alguns casos, eles se manifestam quase que como na gripe. Dores do corpo, na cabeça e na garganta, febre alta, coriza e fadiga são alguns dos mais comuns.

Podem existir casos em que o baço e o fígado crescem, evoluindo para uma possível pneumonia ou encefalite. Quando ocorre em bebês, o protozoário é capaz de provocar microcefalia, convulsões e alterações oculares, entre outros.

Entenda o diagnóstico e o tratamento

Com um exame de sangue capaz de avaliar os anticorpos presentes em nosso organismo que são específicos para a toxoplasmose. O tratamento é feito com o uso de antibióticos mas, normalmente, a doença é capaz de recuar naturalmente.

Saiba como se prevenir da doença

Para evitar a contaminação da toxoplasmose busque sempre utilizar luvas quando o contato com a terra e o lixo for necessário. Quando for organizar o jardim, levar o lixo para fora ou higienizar a caixa de areia de seu gato, mantenha suas mãos protegidas.

Além disso, evite o consumo de carne mal passada. Animais como os suínos e bovinos podem servir de hospedeiros para o protozoário e você pode acabar contaminado. Cozinhe bem a carne e lave todas as frutas e legumes que você for consumir, principalmente in natura. Leites pasteurizados também devem ser evitados.

Os utensílios de cozinha também devem receber um pouco de atenção. Lavar os talheres e tábuas de corte com sabão e água fervente é o ideal para evitar a contaminação.

Já falamos aqui em outro artigo sobre os sintomas de verme, sugiro a leitura, ou quem vive sofrendo com mosquitos, pode ler sobre o mosquitron.

Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *